Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
11 de novembro de 2025 01:25

Aracaju, Fortaleza e Natal são as únicas capitais do Nordeste a estarem aptas para receber a tecnologia 5G

Aracaju, Fortaleza e Natal são as únicas capitais do Nordeste a estarem aptas para receber a tecnologia 5G

De acordo com o Ministério das Comunicações (MCOM), a expectativa é que no final de julho todas as capitais do país deverão estar em condições de lançar a nova tecnologia

 

Por Danielle Santoro

Dos nove estados que compõem a região Nordeste somente Aracaju, Fortaleza e Natal estão totalmente aptas a operar a tecnologia 5G, segundo o Ministério das Comunicações (Mcom), tanto sob a perspectiva tecnológica quanto jurídica. As capitais nordestinas estão entre as 12 que foram escolhidas para o funcionamento junto com Brasília, Curitiba, Florianópolis, Palmas, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória e Boa Vista, que já atualizaram suas legislações e estão em condições de ofertar a nova internet.

As demais capitais ou estão parcialmente adaptadas ou preparam a atualização da legislação municipal. Atualmente, a Lei Geral das Antenas (Lei nº 13.116/2015) e o Decreto nº 10.480/2020 possibilitam que a implantação da nova tecnologia ocorra em todas as capitais e municípios. No entanto, é importante que todos atualizem suas normativas para disponibilizar mais antenas e oferecer um 5G mais rápido e com mais qualidade. Para a utilização da internet 4G é necessário uma torre mandar o sinal para um bairro inteiro, enquanto na 5G serão necessárias dez vezes mais dispositivos para cobrir a mesma área. De acordo com informações do ministério, a expectativa é que no final de julho todas as capitais do país deverão estar em condições de lançar a nova tecnologia. Dentro desse prazo, de acordo com o cronograma definido no leilão das faixas de radiofrequência, as sedes estaduais precisam oferecer, no mínimo, uma antena para cada 100 mil habitantes.

Os municípios com legislações adaptadas à Lei Geral das Antenas serão os primeiros a contar com todos os benefícios da nova tecnologia. Devido à complexidade para receber e disponibilizar essa internet de altíssima velocidade, o edital possui metas fixadas ano a ano para levar gradualmente a cobertura em todo o Brasil. No caso de 100% dos municípios, o prazo vai até 2029.

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

aeroporto
Data centers
balança comercial
Rudrigo Araújo
Governo Piauí
Carreta da saúde
Dessal Ceará (1)
Ministério dos Transportes
leilões
Combustível

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }