Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
10 de novembro de 2025 17:39

Aumento de ICMS judicializado no RN

Aumento de ICMS judicializado no RN

 

Alíquota do imposto sobre combustíveis passou de 18% para 20% no estado.

O mal-estar em torno de decreto do governo do Rio Grande do Norte para aumentar a alíquota do ICMS sobre combustíveis desde 1º de abril foi parar na Justiça. Desde o início do mês, o percentual do imposto foi alterado de 18% para 20%, provocando a oposição ao governo a judicializar, com pedido de liminar distribuído inicialmente para a 4ª Vara da Fazenda Pública e, agora, discutida na 2ª Vara da Execução Fiscal e Tributária de Natal.

Os autores da ação são as Federações Estaduais do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) e da Agricultura (Faern), entre outras entidades. Desde ontem, cabe ao governo apresentar a sua argumentação sobre o aumento da alíquota modal. O prazo de resposta à justiça será de 72 anos, quando a juíza Alba Paula de Azevedo apresentará sua decisão.

O imbróglio em torno da arrecadação do ICMS remete à decisão do governo federal em determinar a redução das alíquotas sobre combustíveis, telecomunicações e energia elétrica como tentativa de conter a inflação, justamente em um período pré-eleitoral.

Com a decisão mais recente de que a União compensará os estados pelas perdas de arrecadação sofridas pela decisão de 2022, os deputados da oposição ao governo potiguar agora argumentam que o aumento do ICMS seria desnecessário porque a compensação dos caixas estaduais já estaria garantida pelo governo federal.

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

aeroporto
Data centers
balança comercial
Rudrigo Araújo
Governo Piauí
Carreta da saúde
Dessal Ceará (1)
Ministério dos Transportes
leilões
Combustível

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }