Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
21 de junho de 2024 17:07

Banco do Nordeste e CESAR unem forças para impulsionar inovações na tecnologia bancária

Banco do Nordeste e CESAR unem forças para impulsionar inovações na tecnologia bancária

Parceria estratégica visa alavancar open finance e fluxos de crédito por meio de inteligência artificial e metodologia inovadora

O Banco do Nordeste (BNB) e o CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) formalizaram uma parceria de três anos com o propósito de impulsionar o BNB rumo ao futuro da tecnologia bancária. O enfoque da colaboração está nas inovações como Open Finance e Fluxos de Crédito, utilizando Inteligência Artificial e outras tecnologias.

O CESAR fica localizado no Porto Digital, próximo ao Marco Zero de Recife | Divulgação
O CESAR fica localizado no Porto Digital, próximo ao Marco Zero de Recife | Divulgação

A parceria é conduzida por meio do Hub de Inovação do BNB, promovendo o protagonismo criativo e inovador das empresas na região Nordeste. Mais de 25 projetos inovadores do BNB serão beneficiados pela colaboração, a qual será coordenada conjuntamente pelas equipes do BNB e do CESAR, envolvendo designers, UX, engenheiros de software e gerentes de projetos.

O CESAR adota uma metodologia inovadora em duas etapas: a fase exploratória “Discovery”, liderada por uma equipe de design, que identifica oportunidades e mapeia as necessidades do banco; seguida pela fase de “Design de Delivery”, transformando ideias em produtos tangíveis.

Para o presidente do BNB, Paulo Câmara, a parceria reflete o comprometimento do banco em se aprimorar em termos tecnológicos.”Estamos comprometidos em criar soluções inovadoras que atendam às necessidades específicas dos nossos clientes, impulsionando o desenvolvimento econômico e proporcionando uma experiência bancária mais avançada e acessível para todos”, afirmou.

Luiz Claudio Bacellar, gerente de negócios do CESAR, destacou que o setor bancário está passando por uma transformação digital acelerada, corroborada pelos experimentos do Drex liderados pelo Bacen.

“Os bancos brasileiros registram um crescimento histórico de 30% no número de transações financeiras, e observamos que 8 em cada 10 movimentações bancárias ocorrem nos canais digitais, sendo 2/3 através do mobile banking. Nossa parceria estratégica posiciona CESAR e BNB como líderes nesse cenário, alinhados com a crescente preferência dos usuários por soluções bancárias móveis”, disse.

Conheça o CESAR

O Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, conhecido por seu acrônimo CESAR, é um centro de pesquisa e inovação sem fins lucrativos sediado em Recife, Pernambuco, com filiais em Sorocaba, Curitiba e Manaus. Fundado em 1996 por três professores do Centro de Informática da UFPE, Silvio Meira, Fábio Silva e Ismar Kaufman, o CESAR busca aproximar a academia do mercado.

Reprodução

Em 2019, o centro contava com mais de 600 funcionários, e em 2018, seu faturamento foi da ordem de R$ 100 milhões.O CESAR é parte integrante e instituição âncora do Porto Digital, um dos maiores parques tecnológicos do Brasil também sediado em Recife.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

Realização do DDS-QA com os colaboradores em Marituba | reportagem segurança de alimentos | Foto: Reprodução
mobilidade urbana
braskem
Aldemir Freire, Diretor de Planejamento do BNB | Reprodução Linkedin
summit-mobilidade
investalagoas1
Cerimônia marcou a grande noite dos vencedores do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). Foto: Erivelton Viana.
Uma tela de computador exibindo um mapa do Brasil, um cacto representando o Nordeste e uma seta com indicadores econômicos em crescimento
Karine_Oliveira_Shark_Tank_Brasil_sony_da4a4753b7
Julio-VasconcelosJVC05434-Aprimorado-NR-scaled_p7420_cover_image_resized

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }