Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
23 de fevereiro de 2024 21:23

Brasil é eleito o principal destino de ecoturismo do mundo pela revista Forbes

Brasil é eleito o principal destino de ecoturismo do mundo pela revista Forbes

Reconhecimento internacional destaca a diversidade natural e os esforços de conservação do país

Com uma variedade impressionante de belezas naturais únicas, o Brasil conquistou um marco significativo no cenário internacional ao ser classificado como o melhor país do mundo para o ecoturismo. A distinção veio por meio do “Índice de Ecoturismo” da revista norte-americana Forbes, uma das principais publicações de economia e negócios do mundo. A revista criou um ranking que classifica os 50 países que mais se destacam no ecoturismo.

Cachoeira da Fumacinha, em Mucugê na Bahia | Foto: Alex Uchôa / Guia da Chapada Diamantina

Segundo a avaliação da Forbes, o Brasil alcançou 94,9 pontos, posicionando-se muito à frente de nações concorrentes como México (86) e Austrália (84), que ocupam respectivamente o segundo e terceiro lugar. O Brasil é apontado como líder em biodiversidade entre todos os destinos analisados, contando com uma impressionante diversidade de mais de 43 mil espécies de animais e plantas. Além disso, o país abriga o Complexo de Conservação da Amazônia Central, dedicado à proteção de espécies ameaçadas de extinção.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, celebrou o título e enfatizou os esforços do governo federal em prol do desenvolvimento sustentável no setor. “O reconhecimento reforça a percepção de que o Brasil voltou a ter um forte compromisso com a conservação da natureza, uma de nossas maiores virtudes. Premissa essencial para que o turismo converta essa riqueza natural em geração de emprego e renda, com o aproveitamento sustentável do ambiente”, observou.

O índice da revista considera diversos fatores, incluindo o número de espécies animais e vegetais encontradas em um país, a densidade de espécies por km², a porcentagem de áreas protegidas e o número de sítios do Patrimônio Natural da Unesco. Além disso, o desempenho ambiental também é avaliado, levando em conta aspectos como a qualidade do ar e as emissões de CO2 (em toneladas per capita).

Nesse sentido, o Brasil destaca-se não apenas por sua riqueza natural, mas também por seus esforços em prol da conservação e da sustentabilidade. O país se estabelece como o destino líder em ecoturismo, atraindo olhares internacionais para seus atrativos naturais e abrindo espaço para o desenvolvimento econômico sustentável.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

Reprodução
B3 | Reprodução
Maceió
IPVA Ceará
Lucas Araripe | Reprodução
sebrae
refinaria
Elétrico da BYD em exibição na Bahia | Reprodução
Paulo Raposo assume a Diretoria de E-Commerce da Carajás Home Center
Pesquisador da Universidade Federal de Viçosa mostra combustíveis produzidos a partir da Macaúba | Foto: Acelen

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }