A BYD, gigante chinesa do setor automotivo, anunciou uma revisão positiva em suas projeções para a primeira fase da implementação da fábrica de automóveis na Bahia, localizada no Polo de Camaçari, a 50 km de Salvador. Inicialmente estimado em 5 mil, o número de empregos previstos agora é de 10 mil, englobando tanto empregos diretos quanto indiretos. Durante esta etapa, a empresa planeja investir expressivos R$ 3 bilhões.
As obras para a instalação da fábrica estão programadas para iniciar em fevereiro de 2024, com a operação prevista para o final deste ano ou início de 2025. Inicialmente, a unidade terá capacidade para produzir 150 mil veículos por ano, com a possibilidade de alcançar 300 mil unidades anuais posteriormente.
A futura planta baiana, que será a maior fábrica de automóveis da BYD fora da China, destaca como fatores impulsionadores a promulgação da reforma tributária e o cenário econômico positivo no Brasil. A empresa ressalta que a reforma tributária manteve os incentivos fiscais da União para empresas nas regiões Nordeste e Centro-Oeste.
Alexandre Baldy, conselheiro especial da BYD, destaca que esses investimentos refletem a confiança da empresa no potencial de longo prazo do mercado brasileiro, considerando-o um dos mais importantes globalmente. Ele ressalta a Reforma Tributária como um elemento que torna o ambiente brasileiro atraente para investidores financeiros.
A BYD enfatiza sua prioridade em valorizar a mão de obra local, planejando processos de seleção e qualificação em breve. Além disso, pretende promover a integração entre trabalhadores brasileiros e chineses, buscando transformar a região Nordeste em um centro de inovação para toda a América Latina.
O projeto inclui a criação de um grupo de fornecedores locais para atender às diversas demandas da indústria, fortalecendo a economia local e gerando mais oportunidades. A BYD, reconhecida por lançar o BYD Dolphin em 2023, veículo elétrico mais premiado do ano, mantém a liderança em vendas de veículos elétricos no Brasil, com 50% de participação do total de automóveis BEV (100% elétricos).
Além disso, em 2023, inaugurou o primeiro laboratório na América Latina dedicado ao estudo do ciclo completo de produção de módulos fotovoltaicos, com um investimento de R$ 65 milhões em pesquisa e desenvolvimento no Brasil. A empresa chegou ao Brasil em 2015 e, desde então, tem expandido sua atuação, produzindo ônibus elétricos, módulos fotovoltaicos e baterias. Em 2021, iniciou a comercialização de automóveis de passeio no país.