Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
26 de abril de 2024 15:53

BYD inicia operações em Natal e aposta no crescimento do mercado de veículos elétricos no RN

BYD inicia operações em Natal e aposta no crescimento do mercado de veículos elétricos no RN

Grupo Carmais inaugura primeira concessionária da marca no Rio Grande do Norte, impulsionando a eletrificação automotiva na região

A fabricante chinesa BYD (Build Your Dreams) deu início às suas operações em Natal com a inauguração da primeira concessionária da marca no Rio Grande do Norte, ocorrida na manhã de terça-feira (19).

Loja da BYD em Natal | Divulgação
Loja da BYD em Natal | Divulgação

A loja será gerida pelo Grupo Carmais. Com pouco mais de um ano de atuação no Brasil, a BYD lidera esse mercado e já vem gerando um impacto significativo no RN. Apenas nos dois primeiros meses deste ano, foram emplacados 299 novos veículos elétricos no Estado, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

O diretor comercial do Grupo Carmais, Leonardo Dall’Olio, destacou que a abertura da loja em Natal é parte do processo de expansão da marca, que vê a capital potiguar como um dos principais centros da BYD no Brasil. “Chegamos há oito meses aqui, inauguramos uma loja em um shopping, imaginando vender uma quantidade razoável, mas a procura foi muito além. Uma surpresa para nós. O povo entendeu a proposta da BYD nesse novo momento da indústria automobilística e de eletrificação. A Grande Natal sempre ficou entre os maiores ‘marketshare’ do Brasil”, afirmou.

A abertura da concessionária plena atende à grande procura dos potiguares por veículos elétricos, segundo Dall’Olio. Na visão dele e de executivos da BYD, o Rio Grande do Norte está caminhando para fortalecer a cultura do carro elétrico. Dados da ABVE indicam que o Estado encerrou 2023 com 854 novos veículos elétricos. Para 2024, o mercado potiguar estima um crescimento nas vendas de até 20%, mais que o dobro do registrado no ano anterior, que foi de 9%.

Energia 100% Renovável

A governadora Fátima Bezerra recebeu os representantes da empresa asiática na Governadoria e participou da inauguração.

“O RN é o único lugar do Brasil onde os carros da BYD serão abastecidos por seus clientes com 100% de energia renovável, pois o estado já concluiu sua transição energética. E estamos nos preparando para um novo futuro, que inclui veículos movidos a células de combustível baseadas no hidrogênio verde.”, afirmou Fátima Bezerra à vice-presidente da empresa, Stella Li, e ao presidente do conselho de administração da BYD, Alexandre Baldy.

Em potência instalada, a matriz elétrica do Rio Grande do Norte é composta por 94% de fontes renováveis, com destaque especial para a energia eólica.

Porto Indústria Verde

O Porto Indústria Verde, projeto orçado em R$ 5,6 bilhões, que será construído entre os municípios de Caiçara do Norte e Galinhos e incluirá uma área destinada à produção de veículos movidos a células de combustível de hidrogênio verde, foi apresentado à equipe de executivos da empresa como exemplo do interesse de vários investidores estrangeiros.

“Que a chegada de uma loja especializada em carros elétricos aqui para nosso Estado seja apenas o pontapé para que vocês venham para cá, se instalem e invistam cada vez mais, não só em lojas, como também em uma montadora. Portanto, repito, sejam bem-vindos e bem-vindas, vida longa para a empresa e, principalmente, vida longa também para seus investimentos e sua contribuição para a melhoria econômica do nosso Estado, celebrou Fátima Bezerra.

Brasil e China

Ela relembrou o retorno das estreitas relações comerciais na atual administração do Governo Lula. “É a retomada da relação comercial entre duas grandes nações, fato que renova nossa confiança e a esperança em promover o bem estar e o desenvolvimento para o nosso povo. Temos uma presença importante da China no Nordeste no RN nas áreas da agricultura familiar, na mineração e sobretudo na energia renovável”.

Participaram da agenda o secretário de Relação Institucional, Adriano Gadelha, o secretário adjunto da SEDEC, Silvio Torquato; o coordenador de Desenvolvimento Energético Econômico, Hugo Fonseca; a secretária-executiva da Fazenda, Jeane Araújo, além de representantes da empresa BDY.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

governador-anuncia-expansao-do-polo-tecnologico-e-lanca-linha-de-credito-para-setor-de-inovacao
Grupo M.Dias Branco é a maior empresa do agronegócio nordestino | Divulgação
rua grande_comércio_são luís
Finep day
Exposição sobre a província de Sichuan. Foto: Ricardo Fernandes/ Folha de Pernambuco
sudene
18042024 Lancamento Credito Desenvolve SECTI (EF) 0001
banco do nordeste
Prefeito-Bruno-Reis-1024x638
expoalagoas-2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }