Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
15 de junho de 2024 01:13

Câmara de Comércio França-Brasil se expande para o Nordeste em busca de novos negócios

Câmara de Comércio França-Brasil se expande para o Nordeste em busca de novos negócios

Representação CCIFB Nordeste-Fortaleza abrange Ceará, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte

A Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB) está lançando a representação CCIFB Nordeste-Fortaleza, que abrangerá os estados do Ceará, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte. A iniciativa faz parte do projeto de nacionalização da instituição, visando expandir sua presença pelo país, especialmente em regiões com grande potencial de negócios, como o Nordeste.

Divulgação

Com cerca de 18% da área territorial e 28% da população nacional, o Nordeste se destaca como uma das regiões de maior crescimento no Brasil. A chegada da CCIFB a essa região representa um passo importante para promover o aumento dos investimentos e fortalecer as relações comerciais, industriais, científicas e culturais. A meta é envolver empresas francesas e brasileiras de diversos setores, incluindo siderurgia, turismo, logística e energias renováveis.

O advogado cearense Ilo Marques, sócio do escritório de advocacia R. Amaral Advogados e associado à CCIFB, será o responsável e o porta-voz da representação. Ele possui experiência na assessoria de empresários franceses na região e está bem familiarizado com as atividades desempenhadas pela Câmara Francesa. “Quero trazer uma nova perspectiva para a CCIFB, ampliando a rede de networking com empresas brasileiras interessadas em se inserir no contexto franco-brasileiro”, explica Marques.

Corinne Fontenelle, diretora nacional da CCIFB, destaca que a abertura da representação CCIFB Nordeste-Fortaleza faz parte da estratégia da instituição de se fortalecer como uma Câmara de âmbito nacional, porém com atuação local, expandindo sua presença física além das bases históricas já existentes no Sudeste e Sul do Brasil. “Sabemos que o Brasil é um país vasto e diverso, oferecendo oportunidades de negócios em todas as regiões. Nosso parceiro em Fortaleza tem um profundo conhecimento da economia nordestina e seu potencial, tornando a representação um facilitador para as empresas francesas que desejam expandir seus negócios no Nordeste”, diz Fontenelle.

Para Ilo Marques, a associação com uma câmara bilateral como a CCIFB proporciona diversas oportunidades, incluindo maior facilidade para exportar produtos e serviços para a França e realizar negócios com empresas francesas já estabelecidas no Nordeste e em outras regiões do Brasil. “Temos o privilégio de Fortaleza ter sido escolhida como sede da representação e de representar estados tão importantes como PI, MA e RN”, comemora Marques, acrescentando que, entre os seis maiores aeroportos exportadores de carga do país, três estão localizados no Nordeste: Recife, Fortaleza e Salvador. Além disso, Ilo relata que, de acordo com dados da ANAC, a França foi o maior emissor de turistas para o Ceará em 2022, “liderança que deve ser mantida devido ao hub da Air France/KLM, que oferece três voos semanais Paris/Fortaleza”.

Reprodução

Outro destaque do Nordeste é o setor de energias renováveis. A região desempenha um papel fundamental na geração de energia elétrica no Brasil, com a energia eólica representando mais de 10% da produção total, sendo que mais de 80% disso é gerado no Nordeste. Da mesma forma, a energia solar está experimentando um crescimento notável, com um aumento de 95% em 2022. Marques enfatiza que o Ceará está se destacando como um importante player nesse mercado de energias renováveis, buscando se tornar um grande hub de Hidrogênio Verde. “O Estado já firmou diversos contratos para o desenvolvimento de plantas de hidrogênio verde, incluindo uma parceria estratégica com o maior porto da Europa, Roterdã, que também é acionista e operador do Porto do Pecém. Diversas empresas francesas já têm investimentos em energias renováveis na região, seja com plantas em operação ou com projetos em andamento, como a Voltalia, Engie, Total Energies e Qair”, relata o responsável pela representação CCIFB Nordeste-Fortaleza.

O presidente nacional da CCIFB, Pedro Antonio Gouvêa Vieira, está otimista com o projeto de nacionalização da Câmara Francesa. “Nosso objetivo é abrir representações por todo o país. Queremos que a Câmara esteja próxima dos agentes franceses, pois o ecossistema francês está presente em todo o Brasil. A instituição já conta com mais de 400 associados e trabalha ativamente para gerar valor, promovendo conexões e fomentando negócios. É importante destacar que a CCIFB é a Câmara mais antiga em funcionamento no Brasil, com 120 anos de existência”, comenta o presidente. Ele revela que as conversas para a abertura de uma segunda representação CCIFB Nordeste, com sede em Recife, estão em estágio avançado e que em breve a nova representação será lançada.

Corinne Fontenelle compartilha da mesma visão do presidente quando se trata de crescimento e expansão. “Essas representações vão permitir o alcance e a aproximação dos empreendedores franceses (e também brasileiros) instalados nos diversos estados do país, que desejam fazer negócios com as empresas associadas do Sudeste e Sul, ou que buscam oportunidades de internacionalização com a França. Vamos ampliar os horizontes para todos”, vislumbra Fontenelle.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

Cerimônia marcou a grande noite dos vencedores do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). Foto: Erivelton Viana.
Uma tela de computador exibindo um mapa do Brasil, um cacto representando o Nordeste e uma seta com indicadores econômicos em crescimento
Karine_Oliveira_Shark_Tank_Brasil_sony_da4a4753b7
Julio-VasconcelosJVC05434-Aprimorado-NR-scaled_p7420_cover_image_resized
Imagem gerada por inteligência artificial: (várias lojas populares, vendendo milho cozido, com bandeirinhas coloridas penduradas em cordões nas ruas, vários compradores e um grupo com uma pessoa tocando sanfona)
engie-696x428
citer-piaui-hidrogenio-verde-jpg
Captura de tela de 2024-06-06 07-29-18
produtos-importados-2
industriaRN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }