Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
8 de maio de 2024 18:41

Carajás Home Center: estratégias inovadoras impulsionam o crescimento da empresa no e-commerce

Carajás Home Center: estratégias inovadoras impulsionam o crescimento da empresa no e-commerce

Entrevista exclusiva com o executivo Paulo Raposo revela as estratégias que estão alavancando o crescimento da varejista no comércio eletrônico
Divulgação

No dinâmico cenário do varejo, onde a concorrência é acirrada e a transformação digital é inevitável, empresas visionárias destacam-se não apenas pela qualidade de seus serviços e produtos, mas também por suas estratégias inovadoras e adaptáveis. Nesse contexto, a alagoana Carajás Home Center, uma das principais referências do setor no Nordeste, tem se destacado não só pela sua tradição, mas principalmente pela sua capacidade de se reinventar e prosperar tanto nas lojas físicas quanto no comércio eletrônico.

Em entrevista exclusiva concedida ao Investindo por Aí, o executivo Paulo Raposo, diretor de e-commerce, processos, inovação e dados da Carajás Home Center, compartilhou insights valiosos sobre os desafios enfrentados e as estratégias que têm colocado a empresa na vanguarda do comércio eletrônico regional.

Paulo Raposo, diretor de e-commerce, processos, inovação e dados da Carajás Home Center | Reprodução


IPA: Quais são os desafios do e-commerce na comparação com as vendas em lojas físicas?

Paulo Raposo: A Carajás Home Center, dentro do ambiente digital, tem como estratégia o crescimento em faturamento e fluxo de acesso, a partir de soluções consistentes, focadas na melhor experiência na jornada digital. A iniciativa integra a intenção de consolidação da Carajás na liderança de mercado na região Nordeste.

 

Como a Carajás se preparou para entrar (e prosperar) em um mercado cada vez mais concentrado nas mãos de gigantes do varejo nacional e estrangeiro.

Entrar no mercado digital já estava nos planos da empresa, mas foi acelerado, como todos os demais varejos e outros segmentos, após o período da pandemia de COVID-19. Tudo foi muito intenso desde então, por se tratar de um grande desafio. 

Na minha opinião, temos alguns pontos de atenção, sobre os quais continuamos estruturando melhorias:

  • Identificar o nicho de mercado que queremos atingir;
  • Buscar sempre inovar e se diferenciar;
  • Ter em mente uma estratégia de omnicanalidade (consiste na oferta de uma experiência integrada e livre de rupturas durante a interação entre clientes e empresas). Ou seja, retirar todo ponto de fricção que possa existir na jornada do nosso cliente;
  • Ter como premissa uma excelente eficiência operacional. Sabemos do desafio que é gerar margem nos canais. Se não pensar sempre em escalabilidade não irá prosperar. A área de tecnologia é um parceiro fundamental para o sucesso;
  • Ter uma parceria forte com a área de marketing. O marketing é uma área essencial para esse canal e precisamos unir a estratégia do online e offline;
  • Criar uma cultura forte do digital na companhia;
  • Acompanhamento do mercado de forma constante;
  • Responsabilidade social e sustentabilidade também fazem parte do plano.

Poderia falar sobre quais os pontos mais importantes para uma empresa crescer no comércio eletrônico?

Entendo que o comércio eletrônico tem sido marcado por uma rápida evolução, transformando radicalmente a maneira como as pessoas fazem compras e as empresas conduzem seus negócios. Acredito que toda empresa tem que ter em pauta de reunião do board o tema digital. 

Alguns pontos que devo citar que não podem sair do radar do time no momento de sua construção e operação são:

  • Mobile First: como é sabido, temos um aumento significativo do uso dos smartphones na vida das pessoas e, principalmente, na jornada de compras.
  • Personalização: é possível com as tecnologias atuais acompanhar e entender o perfil de compra, inclusive, fazendo sugestões (uso da IA Inteligência Artificial ajuda muito nesse desafio).
  • Experiencia na jornada do cliente: é de suma importância oferecer aos nossos clientes uma jornada fluida e eficaz.
  • Opções de entrega de produtos de maneira rápida e flexível: o cliente pode comprar em qualquer lugar e receber onde deseja.
  • Segurança e privacidade é um desafio para esse canal. 

De que forma o e-commerce impulsiona o crescimento da Carajás?

Traçamos uma meta agressiva, mas totalmente possível. Estamos trabalhando para que até 2030 o canal digital represente 20% do resultado da companhia.

 

Quais as suas metas para o e-commerce da Carajás?

O sucesso da Carajás Home Center é resultado de uma estratégia estabelecida há mais de duas décadas, cuja gestão é centralizada no cliente. Toda a companhia está focada em processos e tecnologias que contribuam para a ampliação da satisfação do consumidor, o que impulsiona as vendas e gera fidelização. 

É assim que desejamos crescer em todos os canais, inclusive o digital. Nosso objetivo é acelerar o crescimento da Carajás no ambiente digital, em que contamos com uma meta de ampliar o fluxo de acesso em 50%, com crescimento estimado em 20% do faturamento do canal em relação ao ano de 2023.

 

Conte um pouco mais sobre a sua trajetória profissional

Faço parte do time da Carajás Home Center há cerca de três anos, onde lidero importantes iniciativas, que fortalecem a estratégia da varejista de oferecer ao cliente a melhor experiência de compra. Atrelado à diretoria do e-commerce, também lidero a área de processos, inovação (LABs) e dados, incluindo tecnologia da informação.

A tecnologia está em meu DNA. Sou graduado em Sistema de Informação, com pós-graduação em Gestão de Tecnologia da Informação pela Faculdade Maurício de Nassau, em Pernambuco, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV), com especialização em gestão da inovação e qualidade, com foco em marcas e negócios pela Fondazione CUOA Business School, na Itália.

 

Deixe uma palavra de inspiração para outros empresários e executivos

Caros executivos do segmento de varejo no Brasil, estejam atentos às tendências emergentes, sejam elas tecnológicas, sociais ou ambientais. A inovação é a chave para se destacar em um mercado em constante evolução. Estejam dispostos a explorar novas tecnologias, modelos de negócios e abordagens que possam diferenciar sua marca. Além disso, nunca subestimem o poder da colaboração. 

Parcerias estratégicas, tanto dentro, quanto fora do setor, podem abrir portas para novas oportunidades e fortalecer sua posição no mercado. A união de forças é muitas vezes o caminho mais eficaz para superar desafios e impulsionar o crescimento. Por último, mas não menos importante, cultivem uma cultura organizacional que valorize a inovação, a responsabilidade social e a paixão pelo trabalho. Uma equipe motivada e engajada é um ativo inestimável para qualquer empresa.

Lembrem-se sempre de que o varejo não é apenas um setor, mas uma comunidade vibrante de líderes visionários. Juntos, podemos transformar desafios em oportunidades e construir um futuro mais sólido e próspero para o varejo brasileiro.

Com resiliência, inovação e colaboração, o sucesso é uma jornada que todos nós podemos trilhar. Eu desejo a todos vocês prosperidade e conquistas significativas em suas jornadas empresariais.

 

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

soja
empresa-apoiada-pelo-governo-de-alagoas-lanca-aplicativo-para-gestao-do-lar
algodão bahia
nordeste-ciencia-tecnologia
startup summit
petrobras-sergipe-ag_786761713963621
Vestido pitel BBB
Zeina Latiff | Divulgação
Captura de tela 2024-05-02 073819

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }