Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
20 de julho de 2024 12:22

Ceará pode contar com 6 novos investimentos em hidrogênio verde e 3 térmicas até o fim do ano

Ceará pode contar com 6 novos investimentos em hidrogênio verde e 3 térmicas até o fim do ano

Governo do Ceará pretende finalizar acordos com mais 6 empresas do setor de hidrogênio verde

Por Samuel Quintela
Para Diário do Nordeste

Até o fim do ano a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) espera finalizar os acordos com mais 6 empresas do setor de hidrogênio verde, a mais nova delas sendo confirmada nesta terça-feira (16) como sendo dos Estados Unidos.

Além disso, os próximos leilões da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) contará com três projetos concorrendo no Estado, que poderão trazer o investimento de terminal de regaseificação on-shore nos próximos meses.

As informações foram confirmadas pelo titular da Pasta estadual, Maia Júnior, durante a inauguração do Setor 2 da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará.

“Já está delineada toda a visão estratégica, definida por um ‘master plan’ estabelecida pelos acionistas e pela diretoria do Complexo do Pecém. Tem empresas de energias renováveis, pás eólicas, empresas produtoras de energia ‘off-shore’, e uma refinaria sendo planejada. A gente fica na expectativa pelos projetos de refinaria, pelo nosso histórico no Estado, mas esse projeto é privado de um investimento israelense, que deverá produzir a mesma quantidade de barris da refinaria de Pernambuco”, disse.

“Estamos investindo no desenvolvimento do Estado do Ceará e sabemos que os combustíveis fósseis ainda devem ter uma transição, mas também estamos focando em desenvolvimento sustentável”, completou Maia.

HIDROGÊNIO VERDE

Até o momento, o Ceará já confirmou acordos de entendimento com 12 empresas para investimentos em produção de hidrogênio verde nos próximos anos. Contudo, além dos projetos já com intenção confirmada, a Sedet já vem trabalhando nos bastidores para finalizar 5 novos acordos com empresas ainda não confirmadas.

No entanto, Maia confirmou que a última empresa a demonstrar interesse no mercado cearense está sediada nos Estados Unidos.

Empresas que já assinaram memorando de entendimento com o Governo

  • Enegix Energy
  • White Martins
  • Qair
  • Fortescue
  • Eneva
  • Diferencial
  • Hytron
  • H2helium
  • Neoenergia
  • Engie
  • Transhydrogen Alliance
  • Linde

TÉRMICAS 

Já as térmicas disputando os leilões Aneel, que deverão contar com investimento das empresas EnelPorto 100Positiva, terão a potência de 2 gigawatts cada.

Segundo secretário de desenvolvimento econômico do Estado, caso os projetos sejam aprovados o Ceará deverá contar com um novo terminal de regaseificação on-shore, como o que existia no Porto do Pecém, mas que teve as atividades encerradas por desabastecimento por conta de estratégias da Petrobras.

Com as três novas térmicas aprovadas, o Estado, segundo Maia, deverá reforçar o mercado de abastecimento de gás natural e energia enquanto impulsiona os mercados de energia renovável nos próximos anos.

As térmicas deverão participar dos leilões A1 e A2 da Aneel marcados para o próximo dia 3 de dezembro.

“Aqui também tem 3 projetos que estamos disputando de termelétricas a gás natural nesse leilão que acontece em dezembro. Se formos vitoriosos, é mais um passo para consolidar aqui a produção de gás natural. As grandes marcas do mundo estão vindo para cá”, destacou Maia.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

ademi-bahia
Sebrae Alagoas promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável de micro e pequenas empresas | Foto: Reprodução
sede-santander-1
Bilionarios-Nordestinos
polo RN
hospital
Corrente de comércio exterior nordestina atingiu US$ 24,97 bilhões no primeiro semestre de 2024 | Foto: Reprodução
bnb_infra
Ciclo do ouro impulsiona mineração sustentável e geração de empregos | Foto: Reprodução
Maceió, capital de Alagoas - Foto: Legacy600

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }