Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
23 de fevereiro de 2024 14:56

Ceará registra mais de 100 mil novas empresas em 2023

Ceará registra mais de 100 mil novas empresas em 2023

Programa Empresa Mais Simples impulsiona abertura de negócios, Fortaleza lidera formalizações

O  estado do Ceará contabilizou a expressiva marca de 104.640 empresas abertas no ano passado, sendo que 78% dessas foram inauguradas por Microempreendedores Individuais (MEI), totalizando 82.258 MEIs. Carolina Monteiro, presidente da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), destaca os avanços do ano passado, especialmente na ampliação do programa Empresa Mais Simples. Este, por sua vez, facilitou a formalização de empresas e utilizou a tecnologia para aprimorar os serviços prestados pela Jucec.

Junta Comercial do Estado do Ceará - Jucec
Junta Comercial do Estado do Ceará – Jucec | Reprodução

O saldo de aberturas, calculado pela diferença entre novos registros e encerramentos, atingiu a marca de 38.298 empresas, de acordo com o levantamento da Jucec. Para 2024, a expectativa é expandir o programa Empresa Mais Simples para mais municípios cearenses, visando proporcionar mais facilidade e acessibilidade aos procedimentos de abertura de empresas no estado.

Fortaleza destacou-se como líder nas formalizações no Ceará, registrando 52.749 novas empresas e concentrando 50% das aberturas no estado. Outros municípios de destaque incluem Caucaia (3.923), Juazeiro do Norte (3.686), Maracanaú (3.160) e Eusébio (1.720).

Caucaia e Eusébio estão entre as cidades que aderiram ao Programa Empresa Mais Simples em 2023. Essa iniciativa possibilitou aberturas automáticas e gratuitas em até 5 minutos, incentivando o desenvolvimento econômico e tornando a formalização mais acessível.

Os setores mais registrados em 2023 foram Serviços, liderando com 64.946, seguido por Comércio, com 31.413, e Indústria, com 8.281. As atividades mais selecionadas para registro incluem Comércio Varejista de Artigos do Vestuário e Acessório (9.413), Promoções de Vendas (7.794) e Comércio Varejista de Cosméticos, Produtos de Perfumaria e de Higiene Pessoal (6.830).

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

Reprodução
B3 | Reprodução
Maceió
IPVA Ceará
Lucas Araripe | Reprodução
sebrae
refinaria
Elétrico da BYD em exibição na Bahia | Reprodução
Paulo Raposo assume a Diretoria de E-Commerce da Carajás Home Center
Pesquisador da Universidade Federal de Viçosa mostra combustíveis produzidos a partir da Macaúba | Foto: Acelen

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }