Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
22 de fevereiro de 2024 15:42

Com nova alta da Selic, Brasil tem o maior juro real do mundo

Com nova alta da Selic, Brasil tem o maior juro real do mundo

País passa a ter taxa real de juros de 8,10% ao ano com a nova decisão do Copom, aponta levantamento da Infinity Asset

Por Weruska Goeking

Para Valor Investe — São Paulo

O Brasil detém o pouco honroso primeiro lugar no pódio do ranking de maiores juros reais do mundo, conforme levantamento da gestora Infinity Asset, levando em consideração a alta de 0,50 ponto percentual na taxa básica de juros anunciada hoje pelo Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central. Com a nova elevação, a 11ª consecutiva, a Selic alcança 13,25% ao ano. A taxa real é o juro nominal com o desconto da inflação.

Na configuração macroeconômica atual, com a nova decisão do Copom, o Brasil passa a ter taxa real de juros de 8,10% ao ano, patamar 3,62 pontos percentuais acima da segunda colocação, que está com o México, com 4,48% de juros reais ao ano. O Brasil conquistou a primeira colocação desde a penúltima reunião do Copom.

Entre 167 países analisados, 62,28% tiveram seus juros mantidos na última reunião do respectivo banco central, 33,53% aumentaram e 4,19% cortaram.

“Ainda que se preservem parte dos programas de alívio quantitativo, o movimento global de políticas de aperto monetário continuou a ganhar força, com o aumento expressivo no número de BCs sinalizando preocupação com a inflação, em especial devido à guerra, aos recentes choques de oferta e perspectiva de alta nas commodities, com diversas altas de juros”, afirma a Infinity, em relatório.

O cálculo da gestora considera a inflação projetada para os próximos 12 meses, coletada do relatório Focus, de 5,32%, e a taxa de juros do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) a mercado dos próximos 12 meses no vencimento mais líquido (de julho de 2023, neste caso), referência para mostrar a expectativa do mercado em relação aos próximos movimentos do Copom.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

B3
Maceió
IPVA Ceará
Lucas Araripe | Reprodução
sebrae
refinaria
Elétrico da BYD em exibição na Bahia | Reprodução
Paulo Raposo assume a Diretoria de E-Commerce da Carajás Home Center
Pesquisador da Universidade Federal de Viçosa mostra combustíveis produzidos a partir da Macaúba | Foto: Acelen
Carnaval de Olinda | Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }