Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
15 de junho de 2024 07:40

Como a empresa do ‘faraó do bitcoin’ tem tentado tranquilizar clientes após escândalo

Como a empresa do ‘faraó do bitcoin’ tem tentado tranquilizar clientes após escândalo

Por João Paulo Saconi
Para O Globo – Coluna Lauro Jardim

Clientes inseridos na lista virtual de contatos da GAS Consultoria Bitcoin, a empresa de Glaidson Acácio dos Santos, o “faraó do bitcoin”, estão recebendo mensagens que amenizam, de maneira questionável, a situação do ex-garçom diante do Judiciário.

Preso desde agosto no Complexo de Gericinó, no Rio, Glaidson é investigado por atuar numa organização criminosa responsável por fraudes bilionárias envolvendo criptomoedas em Cabo Frio (RJ). O sócio dele, Tunay Pereira Lima, também é alvo da apuração, bem como outras 15 pessoas.

Além dessas acusações, o “faraó” chegou a ser transferido para uma unidade de segurança máxima após uma vistoria ter encontrado celulares e picanha no espaço em que ele estava detido. A transferência, no entanto, foi suspensa após a conclusão de que Glaidson não tinha relação com os itens apreendidos.

Com base nesta suspensão, clientes de Glaidson receberam o seguinte texto:

“A GAS informa que após Glaidson ter sido absolvido no dia 6, contra a denúncia de entrada de celulares e alimentos na cadeia, o que foi mais uma vitória, informamos que no próximo dia 19 será sua audiência assistida o pedido de HC e possível desbloqueio das contas (…)”.

O uso do termo “absolvido” não se aplica a esse contexto, já que não houve decisão judicial isentando Glaidson de qualquer crime. A defesa dele justifica que se trata de um uso informal, e não técnico, da palavra.

Ao mesmo tempo, o habeas corpus mencionado tem poucas chances de prosperar, ainda que a GAS tenha prometido “boas respostas para todos” após o dia 19. Dois dos três desembargadores responsáveis pelo julgamento mantiveram, na quinta-feira, a prisão de Tunay. E a tendência é que os magistrados adotem posição semelhante diante do pedido de soltura do “faraó”.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

Cerimônia marcou a grande noite dos vencedores do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). Foto: Erivelton Viana.
Uma tela de computador exibindo um mapa do Brasil, um cacto representando o Nordeste e uma seta com indicadores econômicos em crescimento
Karine_Oliveira_Shark_Tank_Brasil_sony_da4a4753b7
Julio-VasconcelosJVC05434-Aprimorado-NR-scaled_p7420_cover_image_resized
Imagem gerada por inteligência artificial: (várias lojas populares, vendendo milho cozido, com bandeirinhas coloridas penduradas em cordões nas ruas, vários compradores e um grupo com uma pessoa tocando sanfona)
engie-696x428
citer-piaui-hidrogenio-verde-jpg
Captura de tela de 2024-06-06 07-29-18
produtos-importados-2
industriaRN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }