Por Piauí Negócios
O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (CONTEDE) de Teresina apresentou nesta quinta-feira, 200, a lista das 12 empresas que tiveram suas solicitações atendidas para ocuparem espaços no Polo Empresarial Sul.
Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), os negócios devem investir, juntos, R$ 50 milhões ainda no ano de 2022, com geração de 1.747 empregos diretos. A Call Center Algar sozinha vai investir R$ 18 milhões e vai empregar 550 pessoas.
“Nosso principal objetivo é desburocratizar cada vez mais o processo de aprovação das empresas. A Prefeitura cuida da infraestrutura do Polo Empresarial Sul, mas, para isso, o local precisa ser efetivamente ocupado por essas empresas”, explicou o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcelo Eulálio, durante a 62ª reunião do CONTEDE, que ocorreu de forma on-line.
As empresas são dos segmentos logístico, industrial, atacadista e energético. Estiveram participando da reunião representantes da Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLAN), Conselho Regional de Economia (CORECON), Câmara de Dirigentes Lojistas do Piauí (CDL), Federação das Associações das Microempresas (FEMICRO), Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), Câmara de Diretores Lojistas (CDL) e Secretaria do Estado de Desenvolvimento Econômico (SDE).
Sobre o Polo Empresarial Sul
O Polo Empresarial Sul surgiu no início da década de 1990, a lei nº 2.515, de abril de 1997 estabeleceu a sua criação, com autonomia própria, residências, zonas de comércio, serviços e indústria compatíveis com as necessidades dos habitantes. O referido distrito industrial está localizado no Km 13 da BR 316, zona Sul de Teresina, possui 143,92 hectares. Sua implantação tem como objetivo a atração de empresas que venham a fortalecer a economia local, por meio da geração de emprego e renda.
“No Polo, encontram-se várias empresas gerando sinergia entre si com suas atividades complementares e por disporem de uma infraestrutura comum. Estamos fazendo intervenções no Polo para que os setores industrial e logístico se fortaleçam. A doação de terrenos e a política de incentivos fiscais têm possibilitado ganhos de competitividade e a expansão das plantas industriais das unidades produtivas, gerando emprego e renda”, afirma o secretário da SEMDEC, Marcelo Eulálio.
Confira quais são as novas empresas de Teresina:
- Algar Tecnologia e Consultoria S/A
- HD Transportes de Cargas Eireli/EPP
- ST Energia
- H D Transporte de Cargas Eireli /Epp
- Steig Indústria e Comércio de Material Ltda
- Bono Transporte Rodoviário e Distribuição Ltda
- Arla Natura
- Up Brasil Ltda
- Locatrans Transporte de Cargas e Malotes Eireli
- Construtora APK Ltda
- Suely Santos de Sousa/Eireli (Henry Frut)