Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
26 de abril de 2024 21:41

Coruripe, em Alagoas, será pioneira na produção de biogás na região Nordeste

Coruripe, em Alagoas, será pioneira na produção de biogás na região Nordeste

R$ 65 milhões serão investidos em unidade de produção de biogás e biometano

O município de Coruripe, na região sul de Alagoas, está prestes a se tornar referência na região Norte e Nordeste com a implantação de uma unidade de produção de biogás. A Cooperativa Pindorama foi selecionada pela ZEG Biogás para sediar a fábrica, que contará com um investimento total de R$ 65 milhões.

Presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, (foto - 3º da esquerda para direita) com membros da ZEG Biogás - Foto: Assessoria
Presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, (foto – 3º da esquerda para direita) com membros da ZEG Biogás – Foto: Assessoria

A área destinada à construção da unidade abrange cerca de 5 hectares, cedidos pela cooperativa. Segundo Klécio Santos, presidente da Pindorama, a previsão é que a fábrica comece a operar em 2025, gerando anualmente 6 milhões de metros cúbicos de biogás e biometano.

O biogás, originado da decomposição de matéria orgânica proveniente da produção de açúcar e álcool, será utilizado como combustível em motogeradores e na geração de energia elétrica. Por sua vez, o biometano, extraído da vinhaça, é um subproduto de gás purificado com diversas aplicações, podendo substituir o gás natural em indústrias e frotas.

A Cooperativa Pindorama estima que a produção anual equivalha ao volume de 30 mil litros de óleo diesel produzidos diariamente ao longo de um ano. Com esse volume, prevê-se a redução de 20 mil toneladas de dióxido de carbono emitidas anualmente na atmosfera, substituindo a matriz fóssil por uma renovável.

Klécio Santos ressalta: “Seremos protagonistas de mais um projeto inovador aqui no Nordeste, que é a captação do biometano proveniente da nossa produção de vinhaça, um projeto muito interessante por vários aspectos, entre eles a questão ambiental, por ser uma energia renovável que substituirá a energia fóssil. Com isso, contribuiremos significativamente para a preservação do planeta”.

A ZEG Biogás será responsável por toda a solução tecnológica para a geração do biogás e para a purificação do biocombustível, podendo também investir no projeto. Além disso, comercializará com exclusividade todo o biometano produzido pela planta. A Pindorama, por sua vez, fornecerá as áreas para as instalações físicas da unidade, a matéria-prima necessária para a produção do biogás e avaliará a possibilidade de investir no projeto.

De acordo com Fernando Mayer, gerente comercial da ZEG Biogás, o biometano é quimicamente similar ao Gás Natural de Petróleo (GNP), mas, sendo de origem renovável, emite 90% menos gases de efeito estufa em comparação com outros combustíveis fósseis, contribuindo positivamente para a mitigação das mudanças climáticas.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

governador-anuncia-expansao-do-polo-tecnologico-e-lanca-linha-de-credito-para-setor-de-inovacao
Grupo M.Dias Branco é a maior empresa do agronegócio nordestino | Divulgação
rua grande_comércio_são luís
Finep day
Exposição sobre a província de Sichuan. Foto: Ricardo Fernandes/ Folha de Pernambuco
sudene
18042024 Lancamento Credito Desenvolve SECTI (EF) 0001
banco do nordeste
Prefeito-Bruno-Reis-1024x638
expoalagoas-2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }