Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
24 de maio de 2024 16:39

Desafios do contexto pós-pandemia aproximam Brasil e Europa

Desafios do contexto pós-pandemia aproximam Brasil e Europa

Fórum de discussão é inaugurado em Portugal com representação de Alagoas

Os desafios da retomada do crescimento e da alocação de recursos em políticas públicas no contexto pós-pandemia reúnem economistas e gestores públicos da Europa e do Brasil na mesma mesa de discussão a partir de amanhã (12), em Lisboa (Portugal). Entre eles, o secretário da Fazenda de Alagoas, George Santoro, que é um dos fundadores do FIBE – Fórum de Integração Brasil-Europa, responsável pelo encontro.

O objetivo do FIBE é fomentar pesquisas sobre desenvolvimento e promover a integração socioeconômica e cultural entre Brasil e Europa. Ele está sendo oficialmente lançado neste fim de semana, quando realizará o primeiro de seus eventos, intitulado “Diálogos sobre a Nova Economia e Sociedade” na capital portuguesa.

Além do FIB, o evento dos próximos dias conta com a organização de três instituições de ensino (a Universidade de Lisboa, a FGV – Fundação Getúlio Vargas e o IDP – Instituto de Direito Público). Acadêmicos e técnicos debaterão as dificuldades e possíveis alternativas para a crise econômica que integra os países lusófonos, de forma geral.

“Um dos pontos que precisamos discutir é a construção de políticas fiscais eficientes que sejam capazes de gerar recursos para os investimentos públicos em países em desenvolvimento, como o Brasil”, comenta George Santoro. Esta é uma das pautas centrais no evento, que discutirá ainda crise energética, mudança climática, as mudanças geradas pela crise nos ambientes de trabalho e educação.

O principal incentivador do FIBE é o economista José Roberto Afonso, que hoje é pesquisador da Universidade de Lisboa e uma das maiores autoridades em contas públicas do mundo. Ele é um dos responsáveis pela coordenação acadêmica do Fórum. O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, faz parte da coordenação científica.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

Imagem do WhatsApp de 2024-05-24 à(s) 10.44
Galvanifertilizantespng
pina - recife
tijolos-ecologicos-
(Foto: Romain Dancre/Unsplash)
img13-1
Praia de Carneiros | Reprodução
WhatsApp Image 2024-05-17 at 14.23
Imagem aérea de bairro de Marechal Deodoro | Foto: Ricardo Ledo
i

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }