Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
17 de abril de 2025 12:10

Desafios do contexto pós-pandemia aproximam Brasil e Europa

Desafios do contexto pós-pandemia aproximam Brasil e Europa

Fórum de discussão é inaugurado em Portugal com representação de Alagoas

Os desafios da retomada do crescimento e da alocação de recursos em políticas públicas no contexto pós-pandemia reúnem economistas e gestores públicos da Europa e do Brasil na mesma mesa de discussão a partir de amanhã (12), em Lisboa (Portugal). Entre eles, o secretário da Fazenda de Alagoas, George Santoro, que é um dos fundadores do FIBE – Fórum de Integração Brasil-Europa, responsável pelo encontro.

O objetivo do FIBE é fomentar pesquisas sobre desenvolvimento e promover a integração socioeconômica e cultural entre Brasil e Europa. Ele está sendo oficialmente lançado neste fim de semana, quando realizará o primeiro de seus eventos, intitulado “Diálogos sobre a Nova Economia e Sociedade” na capital portuguesa.

Além do FIB, o evento dos próximos dias conta com a organização de três instituições de ensino (a Universidade de Lisboa, a FGV – Fundação Getúlio Vargas e o IDP – Instituto de Direito Público). Acadêmicos e técnicos debaterão as dificuldades e possíveis alternativas para a crise econômica que integra os países lusófonos, de forma geral.

“Um dos pontos que precisamos discutir é a construção de políticas fiscais eficientes que sejam capazes de gerar recursos para os investimentos públicos em países em desenvolvimento, como o Brasil”, comenta George Santoro. Esta é uma das pautas centrais no evento, que discutirá ainda crise energética, mudança climática, as mudanças geradas pela crise nos ambientes de trabalho e educação.

O principal incentivador do FIBE é o economista José Roberto Afonso, que hoje é pesquisador da Universidade de Lisboa e uma das maiores autoridades em contas públicas do mundo. Ele é um dos responsáveis pela coordenação acadêmica do Fórum. O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, faz parte da coordenação científica.

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

centro histórico
Cacau show
mobilidade urbana
Consórcio Nordeste
laranja
Fempur
Porto de Itaqui
trator-john-deeere
Barragem de oitica
Imobi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }