Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
12 de setembro de 2024 20:19

Dia das Mães deve movimentar R$135 milhões em São Luís

Dia das Mães deve movimentar R$135 milhões em São Luís

Pesquisa da Fecomércio-MA revela comportamento de consumidores e projeções para o comércio na data comemorativa

Rua Grande, principal centro de comércio em São Luís. | Foto: Paulo Soares – Grupo MiranteUma pesquisa da Fecomércio-MA revela que mais da metade dos residentes em São Luís planejam realizar compras para presentear suas mães, indicando uma possível movimentação de R$135 milhões no comércio local.

De acordo com a pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia das Mães 2024, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), 56,9% dos ludovicenses pretendem ir às compras para presentear suas mães na data comemorativa. Outros 19% dos entrevistados estão indecisos, o que sugere uma oportunidade de aumento no consumo neste período.

 

O presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó, destaca a importância dessas pesquisas para que os comerciantes organizem seus estoques. “Lançamos a pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia das Mães 2024 na expectativa de que os empresários possam se preparar para atender a esta demanda, que é a segunda data comemorativa mais importante para o comércio”, destaca Feijó.

Apesar da cautela observada, os valores médios indicam um investimento significativo na compra de presentes, com um valor médio estimado de R$273 por presente e um gasto médio total de R$363 por consumidor.

Os produtos preferidos pelos consumidores incluem vestuário e acessórios (29,4%), perfumaria e cosméticos (28,3%), sapatos, carteiras, cintos e bolsas (19,1%), bem como eletrodomésticos como fogões (4,2%) e dispositivos eletrônicos, como computadores e notebooks (3,9%).

Os consumidores também demonstram preferência por pagamentos com cartão de crédito (45,3%) e PIX (34,4%). Além disso, uma parcela significativa dos consumidores opta por pagamentos à vista com dinheiro, representando 31,7% das intenções.

Quanto aos locais de compra, os dados revelam uma forte preferência pelo centro comercial/Rua Grande, com 54,4% da preferência geral. Esta escolha é ainda mais pronunciada entre o público feminino, representando 55,4%, entre os consumidores de 21 a 35 anos com 56,9%, aqueles com até o ensino fundamental (74,4%), e renda inferior a 5 salários-mínimos (59,4%).

As lojas de shopping center também são populares, sendo escolhidas por 51,3% dos consumidores, assim como o primeiro local apontado, esta escolha é mais frequente entre o público feminino (com 52%), entre os consumidores de 21 a 35 anos com 59,2%, com ensino superior (54,4%) e com renda superior a mais de 10 salários-mínimos (78,1%). Em contrapartida, as lojas de bairro, rua e galerias representam uma parcela menor, com 16,6% da preferência, indicando um potencial de crescimento para este local.

A pesquisa, realizada entre os dias 17 e 20 de abril de 2024, por meio da aplicação de 700 questionários presenciais nos principais pontos comerciais da capital maranhense, apresenta uma margem de erro de 3,2% para mais ou para menos e um nível de confiança de 95%.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

Empreendimento, situado na região da Cidade Universitária, conta com duas torres de 15 andares | Foto: Angélica Reis
queimada-em-plantacao-de-cana-de-acucar-em-dumont-sp-em-24-de-agosto-de-2024-1724673705662_v2_900x506
12bc9563-a62e-4712-acb6-ee98b58ed26f.jpe
EMPREGO
Maceió sedia evento preparatório do G20 com foco em inclusão digital | Foto: Audiovisual G20 Brasil
IMG_2906
Captura de tela de 2024-09-06 19-53-43
log_luis
Representantes do BNB (E) ao lado do governador Paulo Dantas, do ministro Paulo Teixeira, e das agricultoras familiares que assinaram contratos de crédito com o Agroamigo - Foto: Assessoria
colheita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }