Rua Grande, principal centro de comércio em São Luís. | Foto: Paulo Soares – Grupo MiranteUma pesquisa da Fecomércio-MA revela que mais da metade dos residentes em São Luís planejam realizar compras para presentear suas mães, indicando uma possível movimentação de R$135 milhões no comércio local.
De acordo com a pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia das Mães 2024, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), 56,9% dos ludovicenses pretendem ir às compras para presentear suas mães na data comemorativa. Outros 19% dos entrevistados estão indecisos, o que sugere uma oportunidade de aumento no consumo neste período.
O presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó, destaca a importância dessas pesquisas para que os comerciantes organizem seus estoques. “Lançamos a pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia das Mães 2024 na expectativa de que os empresários possam se preparar para atender a esta demanda, que é a segunda data comemorativa mais importante para o comércio”, destaca Feijó.
Apesar da cautela observada, os valores médios indicam um investimento significativo na compra de presentes, com um valor médio estimado de R$273 por presente e um gasto médio total de R$363 por consumidor.
Os produtos preferidos pelos consumidores incluem vestuário e acessórios (29,4%), perfumaria e cosméticos (28,3%), sapatos, carteiras, cintos e bolsas (19,1%), bem como eletrodomésticos como fogões (4,2%) e dispositivos eletrônicos, como computadores e notebooks (3,9%).
Os consumidores também demonstram preferência por pagamentos com cartão de crédito (45,3%) e PIX (34,4%). Além disso, uma parcela significativa dos consumidores opta por pagamentos à vista com dinheiro, representando 31,7% das intenções.
Quanto aos locais de compra, os dados revelam uma forte preferência pelo centro comercial/Rua Grande, com 54,4% da preferência geral. Esta escolha é ainda mais pronunciada entre o público feminino, representando 55,4%, entre os consumidores de 21 a 35 anos com 56,9%, aqueles com até o ensino fundamental (74,4%), e renda inferior a 5 salários-mínimos (59,4%).
As lojas de shopping center também são populares, sendo escolhidas por 51,3% dos consumidores, assim como o primeiro local apontado, esta escolha é mais frequente entre o público feminino (com 52%), entre os consumidores de 21 a 35 anos com 59,2%, com ensino superior (54,4%) e com renda superior a mais de 10 salários-mínimos (78,1%). Em contrapartida, as lojas de bairro, rua e galerias representam uma parcela menor, com 16,6% da preferência, indicando um potencial de crescimento para este local.
A pesquisa, realizada entre os dias 17 e 20 de abril de 2024, por meio da aplicação de 700 questionários presenciais nos principais pontos comerciais da capital maranhense, apresenta uma margem de erro de 3,2% para mais ou para menos e um nível de confiança de 95%.