Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
17 de maio de 2024 16:20

E-commerce no Ceará movimenta R$5,4 bilhões em seis anos

E-commerce no Ceará movimenta R$5,4 bilhões em seis anos

Plataforma do Ministério da Indústria e Comércio revela que 67% das vendas se deram dentro do próprio estado do Ceará
Os cearenses descobriram o e-commerce e já compram pela internet dentro do próprio estado do Ceará. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Por Egídio Serpa
Para Diário do Nordeste

O ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIVC) informa que as empresas da Ceará venderam R$ 5,4 bilhões pelo e-commerce entre 2016 e 2022, segundo levantamento inédito do Observatório do Comércio Eletrônico, uma plataforma lançada nesta quinta-feira, 11.

Os dados constam de uma ferramenta que acaba de ser lançada pelo MDIC, o Dashboard do Comércio Eletrônico Nacional, que reúne informações sobre vendas online realizadas no Brasil com emissão de nota fiscal.

No caso do Ceará, os dados revelam que 67% das vendas se deram dentro do próprio estado. Destas, os destaques são para aparelhos de celular, televisores e painéis solares.

No mesmo período, os cearenses fizeram compras online de outros estados no valor de R$ 11 bilhões — com predominância de aparelhos de celular, televisores, desktops e livros e similares.

O Dashboard é a primeira ferramenta pública a agregar números oficiais do comércio eletrônico no país. Até então, boa parte das informações vinha de bases privadas.

“A compilação e publicação das estatísticas está alinhada aos esforços do governo para impulsionar e dar transparência à economia digital”, diz Uallace Moreira, secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC.

“O dashboard vai subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas para o setor, inclusive para equalizar eventuais concentrações regionais, podendo, ainda, balizar decisões de investimentos das empresas”, acrescenta ele.

Os dados do Dashboard referem-se às movimentações realizadas entre 2016 e 2022. Nesse intervalo de sete anos, o valor total bruto movimentado no país foi de R$ 628 bilhões.

As vendas online tiveram crescimento exponencial com a pandemia de Covid 19 — e a plataforma mostra o tamanho deste salto no caso brasileiro: as vendas eletrônicas foram de R$ 36 bilhões em 2016 para R$ 187 bilhões em 2022.

No panorama nacional, o líder absoluto de compras pela internet entre 2016 e 2022, em termos de movimentação financeira, foi o celular. No período, a venda de terminais portáteis de telefonia, incluindo smartphones, movimentou R$ 72,1 bilhões, ou 11,5% do total.

Na sequência, aparecem televisores, com faturamento de R$ 28 bilhões (4,5%), e notebooks, tablets e similares, com R$ 21 bilhões em vendas.

Depois vêm geladeiras ou freezers, R$ 17,8 bilhões (2,8%); livros, brochuras e impressos semelhantes, com R$ 16,8 bilhões (2,6%); e máquinas de lavar roupas, com R$ 10,8 bilhões (1,7%).

A lista completa abrange milhares de produtos — de calçados a filtros d’água, de roupas a sapatos, de alimentos a móveis de madeira, além de cosméticos, medicamentos, bijuterias, acessórios gerais, eletroeletrônicos, pneus, automóveis e até barcos.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

WhatsApp Image 2024-05-17 at 14.23
Imagem aérea de bairro de Marechal Deodoro | Foto: Ricardo Ledo
i
ILSON MATEUS FOTO_Easy-Resize
Polo petroquímico de Camaçari-BA e área urbana de Recife-PE | Reprodução Linkedin
Arena Castelão em Fortaleza é o maior estádio do norte/nordeste | Foto: Fortaleza
presidente-lula-e-paulo-dantas-assinam-ordem-de-servico-para-nova-etapa-do-canal-do-sertao
Rede Santa Branca de Farmácias está enviando milhares de medicamentos que somados custariam mais de 360 mil reais para desabrigados do RS Foto: Divulgação/Santa Branca
soja
empresa-apoiada-pelo-governo-de-alagoas-lanca-aplicativo-para-gestao-do-lar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }