Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
1 de março de 2024 18:00

Evento discute negócios sustentáveis em Maceió

Evento discute negócios sustentáveis em Maceió

Líderes discutem negócios sustentáveis no Summit Executivo Sustentabilidade & Negócios, organizado pelo Movimento Alagoas Competitiva

Nesta quinta-feira (9), Alagoas sediou o evento Summit Executivo Sustentabilidade & Negócios, realizado no Hotel Jatiúca e organizado pelo Movimento Alagoas Competitiva (MAC). O evento contou com a presença de diversas autoridades e empresários para discutir o desenvolvimento econômico sustentável em Alagoas.

O Investindo por Aí esteve na cobertura do evento e conversou com líderes e especialistas em sustentabilidade e negócios, que se reuniram para discutir temas como a transição energética, a economia circular e as mudanças climáticas.

Renata dos Santos | Reprodução

A secretária de Estado da Fazenda, Renata dos Santos, que representou o governador Paulo Dantas na ocasião, defendeu iniciativas sustentáveis e destacou o significativo desenvolvimento econômico de Alagoas nos últimos anos.

Renata dos Santos mencionou a reestruturação do Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas (Prodesin) realizado em parceria com o setor privado, e a recente aprovação da Lei do Gás, que coloca o Estado na vanguarda da legislação relacionada ao gás, abrindo novas perspectivas, principalmente na área de energia.

“O Prodesin foi completamente remodelado com a ajuda do setor privado, com o governo ouvindo as demandas dos empresários, o que é benéfico tanto para os empresários quanto para Alagoas. O governador Paulo Dantas tem o compromisso de ouvir todos e trabalhar em parceria com o setor privado para melhorar o estado”, ressaltou a secretária.

Ela atribui esse sucesso a medidas que fortalecem a segurança jurídica e à implementação de projetos estruturantes, como o Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto, com o potencial de impulsionar o PIB do estado nos próximos 15 anos, gerando empregos e promovendo o desenvolvimento.

A secretária também ressaltou o compromisso do Estado com a preservação do meio ambiente. De acordo com Renata Santos, Alagoas é pioneira na eliminação de lixões e vem investindo na diversificação de sua matriz de energias renováveis.

“O crescimento estimado para Alagoas este ano é o dobro da média do Brasil, com previsão de ser o terceiro estado com o maior crescimento, atrás apenas de Tocantins e Mato Grosso. Isso não ocorre por acaso, é resultado de um grande desenvolvimento na segurança jurídica. Isso demonstra que não apenas o desenvolvimento econômico baseado em capital e empregos é importante para o governo, mas também incentivos na área ambiental” acrescentou.

Para Alexandre Mendonça, presidente do Movimento Alagoas Competitiva (MAC), para que Alagoas possa seguir avançando em direção a um desenvolvimento sustentável é necessário estabelecer estratégias, políticas públicas e iniciativas privadas que garantam o desenvolvimento sustentável, através de novas iniciativas e processos que possam auxiliar o desenvolvimento dos negócios, aumentando a competitividade da economia do estado.

Créditos para o desenvolvimento sustentável

Marcos Falcão, gerente do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), ligado ao Banco do Nordeste, contou ao Investindo que o Banco do Nordeste dispõe de uma série de linhas de financiamento direcionadas a empresas que investem em sustentabilidade.

“E tudo isso, claro, com pensamento focado na sustentabilidade ambiental. O Banco do Nordeste foi o primeiro banco daqui da região, enquanto banco de desenvolvimento, a apostar em energias renováveis. Hoje nós temos linhas de crédito como o FNE Verde, como o FNE Sol, específicas para a parte de energias renováveis”, explica. 

Para Falcão é preciso pensar não apenas no crescimento econômico, mas, de modo mais amplo, no desenvolvimento da região Nordeste. “É o nosso papel, enquanto Banco Público de Desenvolvimento, pensar um desenvolvimento com sustentabilidade. Nós precisamos que as nossas equipes estejam sempre focadas na questão ambiental. Ou seja, nós precisamos incutir, nós precisamos fazer com que esse empresário tenha também essa preocupação socioambiental”, concluiu.

 

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

Renata dos Santos, Secretária da Fazenda de Alagoas | Reprodução
Obras da Transnordestina | Foto: Agência Senado
agencia do bnb no bairro passaré - fortaleza - ceara
conectarecife
OIP
The landscape of Caatinga in Brazil
2021-04-23-general-salgado-5-1
Reprodução
Reprodução
Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }