Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
10 de novembro de 2025 23:01

EXCLUSIVO: Discussão sobre mudança de sistema de governo ganha força entre lideranças no IX Fórum Jurídico de Lisboa

EXCLUSIVO: Discussão sobre mudança de sistema de governo ganha força entre lideranças no IX Fórum Jurídico de Lisboa

Evento é encerrado tendo o semipresidencialismo como o centro das discussões mais relevantes

Por Danielle Santoro
Para Investindo Por Aí

A retomada da discussão no Brasil sobre a mudança de sistema de governo do presidencialismo de coalizão para o semipresidencialismo saiu das sombras e tomou de vez o debate entre políticos e juristas. Reunidos no IX Fórum Jurídico de Lisboa, evento tradicional que reúne a nata de tomadores de decisão brasileiros e lusitanos na capital portuguesa, os participantes já começam a pensar o que cairia melhor ao Brasil: o modelo português ou o francês, ambos semipresidencialistas. A edição de 2021 do Fórum, que voltou a ser presencial, foi encerrada hoje, depois de três dias de discussões.

A insistência do presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, Arthur Lira, em colocar o semipresidencialismo em uma pauta de discussão foi apoiada com ênfase por Gilmar Mendes e Dias Toffoli, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O pano de fundo do debate é o contexto de crise e a capacidade de governança diante de cenários como o da pandemia de Covid-19. Mas a necessidade de estabilidade política também estimula a busca de uma alternativa, especialmente sob a pressão de pedidos acumulados de impeachment de Jair Bolsonaro. Na prática, reforçou Dias Toffoli, o próprio STF já realiza o papel de exercer o equilíbrio ou a moderação frente a excessos ou inoperância do presidente da República.

Ao lado da cúpula do Legislativo e do Judiciário brasileiros e portugueses, os professores Carlos Blanco de Morais (da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa) e Manoel Gonçalves Ferreira Filho (da Universidade de São Paulo) avaliaram que a transição no sistema de governo no Brasil depende, antes de tudo, da revisão da estrutura dos partidos. O excesso de siglas é considerado um problema para a mudança.

Reforma tributária

Os participantes do Fórum também debateram sobre o pacto federativo e sobre um modelo de distribuição de recursos entre União e entes subnacionais para viabilizar políticas públicas eficientes. Em paralelo e nos bastidores, começa a formar um possível consenso a favor do IVA (Imposto sobre Valor Agregado) – proposta que unificaria os diferentes impostos (federais e estaduais).

A discussão maior que se inicia agora é sobre o modelo de encaminhamento de uma reforma tributária: se por meio de uma Proposta de Emenda Constitucional (como é o caso da PEC 110, que tramita no Congresso) ou de alguma regulamentação infraconstitucional.

 

Diante do turbulento momento político que o Brasil atravessa, é fundamental que discussões como essas aconteçam mais frequentemente. Com a volta dos eventos presenciais, aguardemos por mais fóruns, seminários e congressos que discutam pautas relevantes para o futuro da economia e da política do nosso país de forma séria e comprometida com o povo brasileiro que, ansiosamente, espera por dias melhores.

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

aeroporto
Data centers
balança comercial
Rudrigo Araújo
Governo Piauí
Carreta da saúde
Dessal Ceará (1)
Ministério dos Transportes
leilões
Combustível

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }