Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
11 de novembro de 2025 00:47

Exclusivo: Regis Cavalcante assume Agência de Desenvolvimento da Pesca, Aquicultura e Apicultura do Estado de Alagoas

Exclusivo: Regis Cavalcante assume Agência de Desenvolvimento da Pesca, Aquicultura e Apicultura do Estado de Alagoas

Líder do Cidadania terá como missão alavancar o desenvolvimento científico, tecnológico e econômico do setor em Alagoas
Regis Cavalcante | Reprodução

A Agência de Desenvolvimento da Pesca, Aquicultura e Apicultura do Estado de Alagoas (ADEPA) já conta com um nome na sua liderança. Regis Cavalcante foi indicado como o primeiro diretor-presidente da agência em assembleia-geral ocorrida no início de janeiro. O anúncio foi obtido com exclusividade pelo Investindo por Aí. 

Regis Cavalcante, líder do Cidadania em Alagoas e ex-Vereador, Deputado Federal e Secretário de Educação, Pesca, Trabalho e Ciência e Tecnologia, assume a liderança da ADEPA com a missão de executar políticas públicas voltadas à integração de ações para o ordenamento pesqueiro e aquícola, inovação tecnológica, e desenvolvimento das cadeias produtivas aquícolas e da apicultura.

A agência, criada em junho do ano passado, terá como propósito principal promover o empreendedorismo, estimular a inovação e implantar parques aquícolas e apícolas, preservando o meio ambiente. Regis destaca que a atuação da ADEPA deve se concentrar na promoção da pesca, aquicultura e apicultura, criando polos de desenvolvimento econômico sustentável para atrair novos negócios, gerar empregos e renda.

 

“Nosso litoral, com 230 quilômetros de extensão, representa uma oportunidade única para o desenvolvimento da economia azul. Além do turismo, podemos atrair investimentos para implementação de complexos aquícolas e geração de energia, como o hidrogênio verde”, ressalta Regis.

Barcos de pesca no Pontal de Coruripe/AL | Foto: Cleber Nadalutti
Barcos de pesca no Pontal de Coruripe/AL | Foto: Cleber Nadalutti

O diretor-presidente destaca a importância dos estuários e lagoas de Alagoas para a pesca artesanal e produção de mariscos, visando o melhor aproveitamento dos recursos naturais. A ADEPA buscará associar sustentabilidade como diferencial, promovendo Alagoas como local seguro para a produção de alimentos e novas energias.

A integração entre pesquisa, extensão e iniciativas dos pequenos produtores será estimulada, com foco na aquicultura familiar. Regis destaca a iniciativa pioneira de estimular a produção de alimentos em ambientes de secas severas, utilizando tecnologias resilientes, e promovendo a relação de pertencimento e valorização da cultura local.

A ADEPA também impulsionará a cadeia de produtividade aquícola multitrófica, onde resíduos alimentares de uma espécie são aproveitados como recursos para outra espécie, visando o desenvolvimento do cultivo de algas e a montagem de plataformas sustentáveis de cultivo de pescados, mariscos e frutos do mar. A proposta alinha-se às práticas de governança social e ambiental (ESG), buscando o desenvolvimento econômico das comunidades locais.

Para Regis, o foco da ADEPA na economia azul destaca a crescente demanda do turismo no estado, tornando a rede gastro-hoteleira um mercado-alvo para os cultivares, com potencial de expansão para outros estados e exportação. A iniciativa também preserva a biodiversidade e propicia maior valor agregado para a produção de bioinsumos e bioprodutos.

“Propiciaremos o desenvolvimento científico, tecnológico e econômico regional, inserindo o PIB de Alagoas na economia azul e nos créditos de carbono”, conclui.

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

aeroporto
Data centers
balança comercial
Rudrigo Araújo
Governo Piauí
Carreta da saúde
Dessal Ceará (1)
Ministério dos Transportes
leilões
Combustível

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }