Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
28 de maio de 2024 11:51

Exclusivo: Regis Cavalcante assume Agência de Desenvolvimento da Pesca, Aquicultura e Apicultura do Estado de Alagoas

Exclusivo: Regis Cavalcante assume Agência de Desenvolvimento da Pesca, Aquicultura e Apicultura do Estado de Alagoas

Líder do Cidadania terá como missão alavancar o desenvolvimento científico, tecnológico e econômico do setor em Alagoas
Regis Cavalcante | Reprodução

A Agência de Desenvolvimento da Pesca, Aquicultura e Apicultura do Estado de Alagoas (ADEPA) já conta com um nome na sua liderança. Regis Cavalcante foi indicado como o primeiro diretor-presidente da agência em assembleia-geral ocorrida no início de janeiro. O anúncio foi obtido com exclusividade pelo Investindo por Aí. 

Regis Cavalcante, líder do Cidadania em Alagoas e ex-Vereador, Deputado Federal e Secretário de Educação, Pesca, Trabalho e Ciência e Tecnologia, assume a liderança da ADEPA com a missão de executar políticas públicas voltadas à integração de ações para o ordenamento pesqueiro e aquícola, inovação tecnológica, e desenvolvimento das cadeias produtivas aquícolas e da apicultura.

A agência, criada em junho do ano passado, terá como propósito principal promover o empreendedorismo, estimular a inovação e implantar parques aquícolas e apícolas, preservando o meio ambiente. Regis destaca que a atuação da ADEPA deve se concentrar na promoção da pesca, aquicultura e apicultura, criando polos de desenvolvimento econômico sustentável para atrair novos negócios, gerar empregos e renda.

 

“Nosso litoral, com 230 quilômetros de extensão, representa uma oportunidade única para o desenvolvimento da economia azul. Além do turismo, podemos atrair investimentos para implementação de complexos aquícolas e geração de energia, como o hidrogênio verde”, ressalta Regis.

Barcos de pesca no Pontal de Coruripe/AL | Foto: Cleber Nadalutti
Barcos de pesca no Pontal de Coruripe/AL | Foto: Cleber Nadalutti

O diretor-presidente destaca a importância dos estuários e lagoas de Alagoas para a pesca artesanal e produção de mariscos, visando o melhor aproveitamento dos recursos naturais. A ADEPA buscará associar sustentabilidade como diferencial, promovendo Alagoas como local seguro para a produção de alimentos e novas energias.

A integração entre pesquisa, extensão e iniciativas dos pequenos produtores será estimulada, com foco na aquicultura familiar. Regis destaca a iniciativa pioneira de estimular a produção de alimentos em ambientes de secas severas, utilizando tecnologias resilientes, e promovendo a relação de pertencimento e valorização da cultura local.

A ADEPA também impulsionará a cadeia de produtividade aquícola multitrófica, onde resíduos alimentares de uma espécie são aproveitados como recursos para outra espécie, visando o desenvolvimento do cultivo de algas e a montagem de plataformas sustentáveis de cultivo de pescados, mariscos e frutos do mar. A proposta alinha-se às práticas de governança social e ambiental (ESG), buscando o desenvolvimento econômico das comunidades locais.

Para Regis, o foco da ADEPA na economia azul destaca a crescente demanda do turismo no estado, tornando a rede gastro-hoteleira um mercado-alvo para os cultivares, com potencial de expansão para outros estados e exportação. A iniciativa também preserva a biodiversidade e propicia maior valor agregado para a produção de bioinsumos e bioprodutos.

“Propiciaremos o desenvolvimento científico, tecnológico e econômico regional, inserindo o PIB de Alagoas na economia azul e nos créditos de carbono”, conclui.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

b3-4
Imagem do WhatsApp de 2024-05-24 à(s) 10.44
Galvanifertilizantespng
pina - recife
tijolos-ecologicos-
(Foto: Romain Dancre/Unsplash)
img13-1
Praia de Carneiros | Reprodução
WhatsApp Image 2024-05-17 at 14.23

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }