Por Kamilla Abely
Para Investindo Por Aí
Com o lema “Menos Burocracia, Mais Desenvolvimento”, o Seminário Alagoas Mais Simples ganhou palco na capital alagoana. Realizado pelo Sebrae Alagoas nesta quarta-feira (05/10), data em que se comemora do Dia da Micro e Pequena Empresa, no hotel Ritz Lagoa da Anta, o evento teve como objetivo debater questões relacionadas às medidas de simplificação dos processos de abertura, alteração de empresas, além da modernização na oferta de serviços públicos para a melhoria do ambiente dos pequenos negócios.
Por se tratar de um momento de debates, palestras e trocas de experiências bem-sucedidas de desburocratização e eficiência do poder público, o Seminário foi uma oportunidade para prefeitos, secretários estaduais e municipais, coordenadores de Vigilância Sanitária, administradores do Portal Facilita, Agentes de Desenvolvimento e Representantes de Sala do Empreendedor e de instituições financeiras de se conectarem aos principais parceiros de governo e da iniciativa privada para a implantação de políticas de simplificação, desburocratização e fomento ao empreendedorismo.
O superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, destacou a importância do evento para as MPEs. “O objetivo é unir forças nos âmbitos federal, estadual e municipal com a finalidade de favorecer o ambiente de negócios de Alagoas para que seja menos hostil ao empreendedor e ao empresário. Uma das finalidades do Sebrae é promover eventos como esse para que consigamos juntar inteligências e discutir as novas leis que estão simplificando os processos em outras regiões. Estamos vendo que há progresso e um maior incentivo ao empreendedorismo e essas reuniões são importantes para proporcionar essas trocas de experiência”, ressaltou.
O diretor -técnico do Sebrae Alagoas, Vinicius Lages, enfatizou a importância no andamento da pauta da simplificação do empreendedorismo no país. “Sabemos o quanto é difícil empreender, o desafio que é conquistar mercado, fidelizar clientes, produzir bens e serviços. Nós queremos avançar juntos nessa agenda da simplificação e da desburocratização, mas também trazer elementos de aceleração do processo e inclusão digital dos empreendedores. Nós em Alagoas estamos avançando nessa agenda junto aos municípios para que o empreendedor, não importa onde esteja, possa ter acesso a serviços e informações necessárias para tocar o seu negócio”, concluiu Lages.
Ao longo do dia, as discussões aconteceram com os parceiros da chamada Redesimples, a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, que é composta pela AMA – Associação dos Municípios Alagoanos, Adeal – Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas, IMA – Instituto do Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Junta Comercial, Receita Federal e Conselho Regional de Contabilidade.