Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
10 de novembro de 2025 17:24

Exportações do Piauí atingem 1 bilhão de dólares pela primeira vez na história

Exportações do Piauí atingem 1 bilhão de dólares pela primeira vez na história

Soja é o destaque na composição da balança comercial, com 84% do que é vendido para o exterior

Nos primeiros 8 meses do ano, o Piauí atingiu uma marca histórica em suas exportações. O estado vendeu para o exterior produtos que atingiram o valor de 1,06 bilhão de dólares, de acordo com dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Faltando ainda quatro meses para terminar 2022, as negociações piauienses já superam em cerca de 150 milhões de dólares a quantia vendida em todo o ano passado, quando chegou a US$ 854 milhões.

O principal destaque da pauta de exportações é a soja. 84% das vendas foram do produto in natura e inclui-se na balança derivados da oleaginosa como o farelo e o óleo. A variação positiva entre os 8 meses de 2021 e os mesmo período de 2022 chega a 399 milhões de dólares. O crescimento se deve ao aumento da produção, mas também à valorização da soja no mercado e a recuperação da moeda brasileira.

Desempenho da soja desde 2018 (Gráfico:  Comex)

A expectativa do superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Tiago Patrício, é que o Piauí mantenha esse crescimento substantivo para os próximos anos. “Nosso principal mercado é a China. E a China nem vai parar de comprar soja, que é nosso principal produto, e o Brasil não vai diminuir a produção. Muito pelo contrário, aumentou-se a produção, a soja está muito valorizada e, mesmo que haja uma baixa, o Brasil vai continuar aumentando a produção”, explicou o superintendente.

Outro produto que merece destaque na pauta de exportações piauiense é o mel. O estado tornou-se o produtor brasileiro mais relevante do alimento e responsável por um terço das vendas feitas ao exterior. Isso aconteceu em um cenário em que o Piauí precisou superar dificuldades na apicultura, mas mostrou mais resiliência do que estados como Paraná e Santa Catarina.

 

Os números também apontam para um resultado positivo significativo da balança comercial piauiense. Além do crescimento das exportações, houve uma queda nas importações. Em 2021, a balança teve um superávit de 336 milhões dólares, já nos primeiros 8 meses de 2022, o resultado positivo atingiu 936 milhões de dólares.

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

aeroporto
Data centers
balança comercial
Rudrigo Araújo
Governo Piauí
Carreta da saúde
Dessal Ceará (1)
Ministério dos Transportes
leilões
Combustível

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }