Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
19 de setembro de 2024 02:22

Gigante chinesa de veículos elétricos avalia instalar centro de distribuição no Ceará

Gigante chinesa de veículos elétricos avalia instalar centro de distribuição no Ceará

BYD vai abrir centros de distribuição de equipamentos solares e elevar sua capacidade no Brasil

Por Bruna Damasceno
Para Diário do Nordeste

A fabricante chinesa de veículos elétricos e módulos fotovoltaicos BYD Energy estuda a abertura de um centro de distribuição (CD) no Ceará. Com investimento estimado entre R$ 10 e R$ 12 milhões em produtos, a unidade de armazenamento deve começar a operar já no segundo semestre deste ano.

Ao todo, a gigante global abrirá três centros de distribuição no Brasil, sendo um no Rio Grande do Sul e outro em Goiás. O terceiro será no Nordeste, mas o estado ainda será definido, segundo o diretor de vendas da BYD Energy, Marcelo Taborda.

“O projeto está bem avançado. Estamos analisando os locais e outros estados [nordestinos], como Pernambuco, mas o Ceará é um forte candidato”, observou. Taborda participou, nessa quarta-feira (19), do Intersolar Summit, no Centro de Eventos, em Fortaleza.

A região cearense estudada e o número de empregos a serem gerados, contudo, ainda não foram divulgados. O CD do Nordeste armazenará os kits completos de produtos para a produção de energia renovável, incluindo painéis solares, baterias de lítio, sistema de armazenamento e inversores.

 

FÁBRICA LIGADA À MOBILIDADE ELÉTRICA PODE SER O PRÓXIMO PASSO

Outro ponto diferencial do Estado, acrescentou, é a capacidade interna de distribuição e transportes para viabilizar uma entrega em até dois dias. Com a implantação do centro de distribuição, a empresa vai estudar a instalação de uma indústria.

“Enxergamos o CD como um primeiro passo. Em um curto a médio prazo, pensamos na fabricação local”, completou. Taborda afirmou, ainda, que a companhia tem mantido diálogo com os governos estadual e municipal para projetos futuros ligados à mobilidade elétrica no Ceará.

No Brasil desde 2015, a BDY Energy é uma das maiores produtoras de veículos elétricos do mundo. Atualmente, a empresa assina o projeto de monotrilho em Salvador, além de negociar uma fábrica de automóveis elétricos em Camaçari, também na Bahia.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

Agência O Globo
Captura de tela de 2024-09-18 11-24-10
WhatsApp-Image-2024-09-17-at-13.05.10
WhatsApp Image 2024-09-16 at 20.36
trator-john-deeere
53981619747_01c39ac1ec_c
Ministros Juscelino Filho e Luciana Santos falam sobre a expansão da conectividade no Brasil, TV Digital 3.0 e o papel estratégico da economia digital no cenário global durante coletiva em Maceió.
Empreendimento, situado na região da Cidade Universitária, conta com duas torres de 15 andares | Foto: Angélica Reis
queimada-em-plantacao-de-cana-de-acucar-em-dumont-sp-em-24-de-agosto-de-2024-1724673705662_v2_900x506
12bc9563-a62e-4712-acb6-ee98b58ed26f.jpe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }