Diante da ausência de uma política mais contundente do governo federal do Brasil para enfrentamento do clima, um grupo de governadores de estado reuniram-se em uma coalizão durante a COP26, que ocorre em Glasgow, na Escócia.
O grupo, intitulado Governadores pelo Clima, abrange 24 estados brasileiros e está focado na tentativa de viabilizar financeiramente projetos com ênfase na transição para uma economia de baixo carbono – mais especialmente, como contribuição para conduzir projetos locais que contribuam com a contenção do aquecimento global.
Representantes de países europeus, além da China e dos Estados Unidos estão na mira dos governadores para financiar projetos de energia renovável. É o caso da iniciativa do Ceará que, como noticiado ontem aqui no Investimento por Aí, aposta na produção de hidrogênio verde com aportes superiores a US$ 2 bilhões.
Os governadores lançaram também o consórcio Brasil Verde para receber os investimentos internacionais com menos burocracia e sem a centralização no governo federal.