Para além das belas praias de Maceió, a vida noturna também chama a atenção de quem reside na cidade ou mesmo visita a capital alagoana. Para aqueles que preferem uma programação mais alternativa, o Jaraguá, bairro histórico da cidade, passou a receber investimentos públicos e a atrair empresas para revitalizar o antigo bairro portuário, ao moldes de outros destinos turísticos (como Recife e Buenos Aires, na Argentina, apenas para citar dois exemplos).
O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Marcus Batalha, ressalta a importância da abertura desses estabelecimentos como forma de atrair a população local e turistas para o bairro.
“Onde tem bares e restaurantes tem vida. Isso fica claro com o renascimento do bairro do Jaraguá com seus casarões e armazéns históricos. Aos poucos novos negócios vão aparecendo e as ruas estão sendo tomadas por maceioenses e turistas à procura de sabores e boa música. Esse reavivamento gera impacto positivo na economia local, com geração de emprego e renda para a cidade”, destaca Marcus.
Um dos bares inaugurados recentemente é o Gira Mundo, localizado na rua Sá e Albuquerque, em frente à Associação Comercial. Bar alagirpano, mistura de Alagoas com Sergipe, já possui uma unidade na praia de Garça Torta (bairro maceioense) há cinco anos. Além de ofertar comida e bebida, aposta em exposições de artistas da terra e atrações culturais, como DJs e bandas alagoanas, em parceria com outros bares próximos.
“A partir da nossa intenção de crescer, nasceu o Gira Mundo City Bar, e escolhemos o histórico Jaraguá para trazer a movimentação da noite com gastronomia e cultura. Na culinária proposta pelo Gira Mundo City Bar, o carro-chefe é o pastel de aratu e cerveja super gelada. Temos uma ótima aceitação do público, que chega a 200 pessoas ao dia”, afirma a proprietária, Luciana Calles.
Para o estudante de Jornalismo, Luan Oliveira, 22 anos, morador do bairro Clima Bom e um dos frequentadores do bairro, “é maravilhoso ver esse resgate do Jaraguá, principalmente com a ocupação das ruas. O Jaraguá tornou-se uma opção diferenciada do roteiro para quem busca outras experiências de lazer noturno para além de boates e casas de show. O Jaraguá oferece alternativas bastante diversas e democráticas”, ressalta.
Além dos bares, o bairro também conta com a presença de ambulantes que vendem bebidas e drinks no entorno do prédio histórico da Associação Comercial. A psicóloga Carolina Marinho costuma visitar o bairro toda sexta-feira com seus amigos e comprar dos vendedores dispersos pelas ruas do bairro. “Geralmente eu e meus amigos ficamos em frente à Associação, sentados na escadaria, em pé conversando ou andando por ali. O bairro já está bem mais movimentado em função do aparecimento de bares e de realização de novos eventos”, comenta.
Sobre o bairro
O Jaraguá é um dos bairros mais importantes na história de Maceió, com seus patrimônios arquitetônicos notáveis. É considerada a enseada de canoas, onde ocorriam as trocas entre os indígenas e colonizadores franceses e portugueses. Com o passar dos anos, o lugar tornou- se um bairro boêmio. Na virada do século XIX para o século XX, o local recebeu cuidados especiais, a contar pela iluminação das ruas a partir dos lampiões.
A arquitetura de bairro portuário conta com conjuntos de armazéns, os chamados trapiches, e prédios onde funcionavam repartições públicas ainda no século XIX. A Associação Comercial é um desses casos, com estilo neoclássico.