Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
24 de maio de 2024 14:59

Jaraguá e sua ocupação cultural: o novo point alternativo de Maceió

Jaraguá e sua ocupação cultural: o novo point alternativo de Maceió

Novos bares e atrações culturais movimentam as ruas do bairro histórico
Foto: Reprodução Gira Mundo

Para além das belas praias de Maceió, a vida noturna também chama a atenção de quem reside na cidade ou mesmo visita a capital alagoana. Para aqueles que preferem uma programação mais alternativa, o Jaraguá, bairro histórico da cidade, passou a receber investimentos públicos e a atrair empresas para revitalizar o antigo bairro portuário, ao moldes de outros destinos turísticos (como Recife e Buenos Aires, na Argentina, apenas para citar dois exemplos). 

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Marcus Batalha, ressalta a importância da abertura desses estabelecimentos como forma de atrair a população local e turistas para o bairro. 

“Onde tem bares e restaurantes tem vida. Isso fica claro com o renascimento do bairro do Jaraguá com seus casarões e armazéns históricos. Aos poucos novos negócios vão aparecendo e as ruas estão sendo tomadas por maceioenses e turistas à procura de sabores e boa música. Esse reavivamento gera impacto positivo na economia local, com geração de emprego e renda para a cidade”, destaca Marcus.

Um dos bares inaugurados recentemente é o Gira Mundo, localizado na rua Sá e Albuquerque, em frente à Associação Comercial. Bar alagirpano, mistura de Alagoas com Sergipe, já possui uma unidade na praia de Garça Torta (bairro maceioense) há cinco anos. Além de ofertar comida e bebida, aposta em exposições de artistas da terra e atrações culturais, como DJs e bandas alagoanas, em parceria com outros bares próximos. 

“A partir da nossa intenção de crescer, nasceu o Gira Mundo City Bar, e escolhemos o histórico Jaraguá para trazer a movimentação da noite com gastronomia e cultura. Na culinária proposta pelo Gira Mundo City Bar,  o carro-chefe é o pastel de aratu e cerveja super gelada. Temos uma ótima aceitação do público, que chega  a 200 pessoas ao dia”, afirma a proprietária, Luciana Calles.

Para o estudante de Jornalismo, Luan Oliveira, 22 anos, morador do bairro Clima Bom e um dos frequentadores do bairro, “é maravilhoso ver esse resgate do Jaraguá, principalmente com a ocupação das ruas. O Jaraguá tornou-se uma opção diferenciada do roteiro para quem busca outras experiências de lazer noturno para além de boates e casas de show. O Jaraguá oferece alternativas bastante diversas e democráticas”, ressalta.

Além dos bares, o bairro também conta com a presença de ambulantes que vendem bebidas e drinks no entorno do prédio histórico da Associação Comercial. A psicóloga Carolina Marinho costuma visitar o bairro toda sexta-feira com seus amigos e comprar dos vendedores dispersos pelas ruas do bairro. “Geralmente eu e meus amigos ficamos em frente à Associação, sentados na escadaria, em pé conversando ou andando por ali. O bairro já está bem mais movimentado em função do aparecimento de bares e de realização de novos eventos”, comenta. 

Sobre o bairro

O Jaraguá é um dos bairros mais importantes na história de Maceió, com seus patrimônios arquitetônicos notáveis. É considerada a enseada de canoas, onde ocorriam as trocas entre os indígenas e colonizadores franceses e portugueses. Com o passar dos anos, o lugar tornou- se um bairro boêmio. Na virada do século XIX para o século XX, o local recebeu cuidados especiais, a contar pela iluminação das ruas a partir dos lampiões.

A arquitetura de bairro portuário conta com conjuntos de armazéns, os chamados trapiches, e prédios onde funcionavam repartições públicas ainda no século XIX. A Associação Comercial é um desses casos, com estilo  neoclássico.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

Imagem do WhatsApp de 2024-05-24 à(s) 10.44
Galvanifertilizantespng
pina - recife
tijolos-ecologicos-
(Foto: Romain Dancre/Unsplash)
img13-1
Praia de Carneiros | Reprodução
WhatsApp Image 2024-05-17 at 14.23
Imagem aérea de bairro de Marechal Deodoro | Foto: Ricardo Ledo
i

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }