Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
19 de junho de 2024 16:58

Maceió é palco das principais discussões sobre petróleo e gás em bacias terrestres

Maceió é palco das principais discussões sobre petróleo e gás em bacias terrestres

Realizado pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), Onshore Week 2023 ocorre entre 11 e 13 de abril 

Por Kamilla Abely

No Brasil, o mercado de produção de petróleo e gás natural terrestre, conhecido como “onshore”, tem mostrado uma tendência de crescimento a ponto de despertar o interesse de cerca de R$ 40 bilhões em investimentos. Nesta semana, nos dias 11, 12 e 13 de abril, Maceió se torna palco das principais discussões sobre o setor, com a participação de representantes nacionais do mercado de óleo, gás e energias por meio do evento “Onshore Week 2023”, realizado pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), com patrocínio master da Origem Energia. 

O evento, que será realizado no Jatiúca Hotel & Resort, contará com diversos painéis temáticos que buscam contextualizar esse segmento da indústria, além de reforçar o papel das atividades “onshore” na transição energética, as perspectivas do encadeamento produtivo e a integração onshore-offshore e, fundamentalmente, a exploração do gás natural como combustível de desenvolvimento econômico. O cenário da regulamentação do setor também será foco dos debates que reúne a Agência Nacional do Petróleo, principais associações do setor (como a ABDIB,que representa a indústria de base), além de agentes que atuam com energia, em suas variadas frentes.

Segundo representantes institucionais de operadoras com atividades no País, as atividades onshore representam 6% da produção nacional de petróleo e gás, o que equivale a 150 boe (barril de óleo equivalente) por dia. Para Karine Fragoso, presidente da Onip, este é um momento único do setor porque aponta para o fortalecimento dos agentes, para a consolidação dos investimentos e a expansão de toda uma cadeia de empresas que vem confirmando um ritmo positivo de contratações. Portanto, o setor figura como decisivo para a reativação da economia brasileira, especialmente em locais onde a atividade onshore havia peso nos últimos anos frente à produção em águas profundas.

“O estado de Alagoas tem se destacado por ter 81% do seu uso energético por meio de recursos renováveis e, nesse evento especial, vamos compartilhar perspectivas quanto ao papel da produção onshore na transição para uma economia de baixo carbono, além de trazer experiências internacionais para aprimorar o mercado, estimular a qualificação profissional por meio do desenvolvimento de novas competências e habilidades para o setor, entre outros objetivos”, complementou Karine.

O evento também contará com uma Rodada de Negócios promovida entre os demandantes e fornecedores, criando uma agenda de encontros e troca de experiências. O governador de Alagoas, Paulo Dantas, e o CEO da Siemens Energy, André Clark, estarão presentes na abertura do evento, nesta terça-feira (11 de abril). A rodada inicial de debates contará ainda com a participação de Luiz Felipe Coutinho, CEO da Origem, e Marcelo Magalhães, CEO da Petroreconcavo, entre outras lideranças do setor.

De acordo com o CEO da Origem Energia, Luiz Felipe Coutinho, Alagoas apresenta um grande potencial dentro do mercado. “O estado possui o maior parque da Origem Energia e é o ponto de partida para a criação desse hub, que tem como objetivo transformar a Origem no maior armazenador de gás natural do país. Atualmente, produzimos 1 milhão de metros cúbicos de gás por dia e pretendemos dobrar esse volume nos próximos anos, aumentando também nosso contingente de funcionários para acompanhar a produção”, afirmou Coutinho. 

A Onshore Week 2023 conta com o apoio institucional da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Associação Brasileira das Empresas de Exploração e Produção de Petróleo e Gás (ABPIP), Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB), Eneva, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) local, Prefeitura de Pilar e governo do Estado de Alagoas. O evento conta com o patrocínio master da Origem Energia e patrocínios da Algás, Petroreconcavo, 3R Petroleum, Seacrest, Vallourec e Perbras.

 

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

braskem
Aldemir Freire, Diretor de Planejamento do BNB | Reprodução Linkedin
summit-mobilidade
investalagoas1
Cerimônia marcou a grande noite dos vencedores do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). Foto: Erivelton Viana.
Uma tela de computador exibindo um mapa do Brasil, um cacto representando o Nordeste e uma seta com indicadores econômicos em crescimento
Karine_Oliveira_Shark_Tank_Brasil_sony_da4a4753b7
Julio-VasconcelosJVC05434-Aprimorado-NR-scaled_p7420_cover_image_resized
Imagem gerada por inteligência artificial: (várias lojas populares, vendendo milho cozido, com bandeirinhas coloridas penduradas em cordões nas ruas, vários compradores e um grupo com uma pessoa tocando sanfona)
engie-696x428

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }