Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
27 de julho de 2024 00:23

MEIs devem regularizar pendências para manter o Simples Nacional

MEIs devem regularizar pendências para manter o Simples Nacional

Sebrae oferece suporte técnico para microempreendedores individuais que possuem pendências fiscais

A Receita Federal iniciou a emissão do Termo de Exclusão do Simples Nacional para os Microempreendedores Individuais (MEIs) que se encontram em débito com o órgão fiscalizador. A partir deste mês de setembro, esses empreendedores receberão o documento acompanhado da relação de suas pendências fiscais. O objetivo é alertá-los sobre a necessidade de regularização.

Aplicativo do simples nacional para o MEI
Reprodução

A regularização é fundamental para evitar a exclusão do Simples Nacional. Para os MEIs com dívidas pendentes, essa mudança pode representar a transição para um regime tributário mais complexo, como a tributação pelo lucro real ou presumido, o que requer a contratação de um profissional contábil.

Anna Clara Barros, analista de relacionamento do Sebrae Alagoas, ressalta que o MEI em situação de débito receberá uma notificação de exclusão, concedendo um prazo de 30 dias para regularizar seus débitos e evitar a mudança na forma de tributação.

Como solucionar

Além disso, o Simples Nacional anunciou que os MEIs com atraso de 90 dias na entrega da declaração anual terão seu CNPJ classificado como “inapto”.

Para resolver esse problema, os empreendedores podem utilizar o aplicativo do MEI (disponível para Android e iOS) ou o Programa PGMEI diretamente no navegador web do celular ou computador. A seção “consulta extrato/pendências” e “consulta pendências no SIMEI” possibilitam a regularização dos débitos pendentes.

Para a analista, é fundamental que os MEIs entendam a urgência de quitar suas dívidas junto à Receita Federal para manterem-se no regime tributário favorável do Simples Nacional. “Para regularizar a situação ‘inapta’ do CNPJ, o microempreendedor deverá enviar a declaração de faturamento o quanto antes e pagar a multa por atraso na entrega, no valor de R$ 25”, observa Anna Clara Barros.

O Sebrae também presta atendimento para os empreendedores que precisam de ajuda técnica para resolver essas pendências com o Fisco. Em seu site oficial é possível encontrar maiores informações, telefones e endereços de unidades em cada estado.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

Epinne EPB 2024 começa no Recife com mais de 400 participantes para debater as tendências e inovações do setor | Foto: Andrea Rego Barros
449098972_7437128199747826_1490114092045862294_n
Usina de etanol celulósico
Governador lança programa para fortalecer setor econômico | Foto: Agência Alagoas
Governador Paulo Dantas em visita ao novo empreendimento que gera emprego, renda e desenvolve o turismo na Barra de Santo Antônio | Foto: Agência Alagoas
Destinado a todas as mulheres empreendedoras da região | Foto: Reprodução
economia_nordeste_REPRODUCAO
WhatsApp-Image-2024-07-23-at-09.11.14
Artesanal Nordeste promove cursos, exposições e venda de materiais para artesanato | Foto: Reprodução
Quinta e última etapa do G20 Brasil se dará entre os dias 23 e 26 de julho, em Fortaleza (CE) | Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }