Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
29 de maio de 2024 05:58

Ministra Luciana Santos destaca investimentos em Ciência e Tecnologia no Nordeste

Ministra Luciana Santos destaca investimentos em Ciência e Tecnologia no Nordeste

Durante etapa regional da 5ª Conferência Nacional de CT&I, ministra destacou potencial nordestino e anunciou investimentos para impulsionar setor

No Recife, durante a etapa regional Nordeste da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNCTI), a ministra Luciana Santos, à frente do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, evocou a região nordeste a assumir um papel de protagonismo no cenário de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). O evento foi realizado na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) na semana passada.

Ministra da ciência e tecnologia durante conferência regional
Reprodução

Santos ressaltou o lançamento do edital Pró-Infra, com um investimento de R$ 300 milhões, destinado não apenas ao Nordeste, mas também às regiões Norte e Centro-Oeste. Este financiamento tem como objetivo aprimorar a infraestrutura de pesquisa, desenvolvimento e inovação das instituições de ciência e tecnologia nessas localidades.

A ministra enfatizou uma mudança de paradigma, declarando: “Estamos virando a página do negacionismo. A ciência voltou e voltou porque respeitamos e admiramos essa inteligência brasileira e queremos apoiá-la cada vez mais.”

Sérgio Rezende, ex-ministro da CT&I e secretário-geral da 5ª Conferência, destacou a importância da participação de todos os setores da sociedade nesse movimento. Ele mencionou o crescimento do evento, comparando com a última conferência em 2010, evidenciando que o número de participantes nos eventos preparatórios já ultrapassou os 70 mil.

Raquel Lyra, governadora de Pernambuco, discorreu sobre as oportunidades latentes na região e anunciou investimentos em CT&I para o futuro do estado. Anunciou a destinação de recursos significativos para a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facep), para o Programa Cientista Arretado e para iniciativas de energia renovável.

Mauricélia Montenegro, secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, destacou a posição do estado como o mais inovador do Nordeste e o 8º do Brasil. Ela enfatizou a necessidade de políticas públicas específicas e descentralização de recursos para a região.

Silvio Bulhões, secretário de Ciência e Tecnologia de Alagoas e presidente do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti), reforçou a importância dos investimentos na região e a participação ativa da população na discussão sobre ciência e tecnologia. Ele apontou a abertura para o diálogo e a necessidade de investimentos contínuos nesse setor para a construção de um país desenvolvido e sólido.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

b3-4
Imagem do WhatsApp de 2024-05-24 à(s) 10.44
Galvanifertilizantespng
pina - recife
tijolos-ecologicos-
(Foto: Romain Dancre/Unsplash)
img13-1
Praia de Carneiros | Reprodução
WhatsApp Image 2024-05-17 at 14.23

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }