Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
21 de junho de 2024 17:13

Ministros da Cultura do G20 escolhem Salvador como sede de encontro em 2024

Ministros da Cultura do G20 escolhem Salvador como sede de encontro em 2024

Encontro em 2024 abordará diversidade cultural, direitos autorais e impactos da cultura para o desenvolvimento econômico

Ministros e ministras da Cultura de todos os países do G20 têm encontro marcado em Salvador no próximo ano. O evento está programado para o mês de outubro de 2024 e promete abordar o papel da cultura em questões cruciais para o desenvolvimento econômico dos países membros.

Ministra Margareth Menezes em reunião na Índia | Foto: Minc

O anúncio dessa reunião foi realizado neste domingo (27) durante uma reunião ministerial da Cultura dos países do G20, realizada em Varanasi, na Índia. Esse encontro, que acontece anualmente, visa fomentar a discussão e a cooperação internacional em torno de temas culturais de relevância global.

Diversidade cultural, inclusão social, tecnologia e desenvolvimento

Os ministros e ministras presentes na reunião definiram os quatro pilares que nortearão os debates em 2024. São eles:

  1. Diversidade cultural e inclusão social: A cultura desempenha um papel central na promoção da diversidade e inclusão social. Através da valorização e preservação das diversas expressões culturais, é possível criar ambientes mais inclusivos e representativos.
  2. Direitos autorais e tecnologias digitais: Em um mundo cada vez mais conectado digitalmente, os direitos autorais e as tecnologias têm um impacto significativo na disseminação e proteção das criações culturais.
  3. Impactos da cultura no desenvolvimento: Um dos aspectos mais relevantes a serem discutidos é como a cultura influencia diretamente no desenvolvimento econômico e social dos países membros do G20.
  4. Preservação do patrimônio cultural: A preservação do patrimônio, tanto material quanto imaterial, é vital para a manutenção da identidade cultural das nações. A reunião visa debater estratégias para proteger e promover esse patrimônio.

A Potência cultural do Nordeste brasileiro

A escolha de Salvador como sede do encontro não é por acaso. O Nordeste é uma região repleta de riquezas culturais e tradições únicas, que desempenham um papel crucial no desenvolvimento econômico e na promoção do turismo no Brasil.

Margareth Menezes, Ministra da Cultura e participante da reunião, fez questão de informar pessoalmente a decisão ao governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e ao Secretário de Cultura do estado, Bruno Monteiro. 

Monteiro celebrou a notícia e destacou a prontidão do estado para sediar o evento, ressaltando sua rica herança cultural. “Essa importante agenda é resultado da volta do Brasil ao cenário internacional e também da nossa parceria com o Governo Federal. O alinhamento das políticas culturais fortalecem nossas ações e garantem avanços para a cultura baiana. Estamos muito felizes com essa notícia e com a certeza de que teremos um momento de muita força, com a possibilidade de promovermos intercâmbios e projetarmos para o mundo toda a potência e diversidade da cultura baiana”, afirmou.

Perspectivas para o futuro

Com a presidência do G20 sendo assumida pelo presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva em dezembro deste ano, a ministra Margareth Menezes expressou o comprometimento do Brasil em contribuir para o fortalecimento cultural dos países membros.

“O Brasil está empenhado no fortalecimento da dimensão cultural da nossa cooperação no âmbito do G20 e estamos ansiosos para recebê-los no Brasil, no próximo ano”, afirmou a ministra durante discurso na Índia.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

Realização do DDS-QA com os colaboradores em Marituba | reportagem segurança de alimentos | Foto: Reprodução
mobilidade urbana
braskem
Aldemir Freire, Diretor de Planejamento do BNB | Reprodução Linkedin
summit-mobilidade
investalagoas1
Cerimônia marcou a grande noite dos vencedores do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). Foto: Erivelton Viana.
Uma tela de computador exibindo um mapa do Brasil, um cacto representando o Nordeste e uma seta com indicadores econômicos em crescimento
Karine_Oliveira_Shark_Tank_Brasil_sony_da4a4753b7
Julio-VasconcelosJVC05434-Aprimorado-NR-scaled_p7420_cover_image_resized

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }