Ministros e ministras da Cultura de todos os países do G20 têm encontro marcado em Salvador no próximo ano. O evento está programado para o mês de outubro de 2024 e promete abordar o papel da cultura em questões cruciais para o desenvolvimento econômico dos países membros.
O anúncio dessa reunião foi realizado neste domingo (27) durante uma reunião ministerial da Cultura dos países do G20, realizada em Varanasi, na Índia. Esse encontro, que acontece anualmente, visa fomentar a discussão e a cooperação internacional em torno de temas culturais de relevância global.
Diversidade cultural, inclusão social, tecnologia e desenvolvimento
Os ministros e ministras presentes na reunião definiram os quatro pilares que nortearão os debates em 2024. São eles:
- Diversidade cultural e inclusão social: A cultura desempenha um papel central na promoção da diversidade e inclusão social. Através da valorização e preservação das diversas expressões culturais, é possível criar ambientes mais inclusivos e representativos.
- Direitos autorais e tecnologias digitais: Em um mundo cada vez mais conectado digitalmente, os direitos autorais e as tecnologias têm um impacto significativo na disseminação e proteção das criações culturais.
- Impactos da cultura no desenvolvimento: Um dos aspectos mais relevantes a serem discutidos é como a cultura influencia diretamente no desenvolvimento econômico e social dos países membros do G20.
- Preservação do patrimônio cultural: A preservação do patrimônio, tanto material quanto imaterial, é vital para a manutenção da identidade cultural das nações. A reunião visa debater estratégias para proteger e promover esse patrimônio.
A Potência cultural do Nordeste brasileiro
A escolha de Salvador como sede do encontro não é por acaso. O Nordeste é uma região repleta de riquezas culturais e tradições únicas, que desempenham um papel crucial no desenvolvimento econômico e na promoção do turismo no Brasil.
Margareth Menezes, Ministra da Cultura e participante da reunião, fez questão de informar pessoalmente a decisão ao governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e ao Secretário de Cultura do estado, Bruno Monteiro.
Monteiro celebrou a notícia e destacou a prontidão do estado para sediar o evento, ressaltando sua rica herança cultural. “Essa importante agenda é resultado da volta do Brasil ao cenário internacional e também da nossa parceria com o Governo Federal. O alinhamento das políticas culturais fortalecem nossas ações e garantem avanços para a cultura baiana. Estamos muito felizes com essa notícia e com a certeza de que teremos um momento de muita força, com a possibilidade de promovermos intercâmbios e projetarmos para o mundo toda a potência e diversidade da cultura baiana”, afirmou.
Perspectivas para o futuro
Com a presidência do G20 sendo assumida pelo presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva em dezembro deste ano, a ministra Margareth Menezes expressou o comprometimento do Brasil em contribuir para o fortalecimento cultural dos países membros.
“O Brasil está empenhado no fortalecimento da dimensão cultural da nossa cooperação no âmbito do G20 e estamos ansiosos para recebê-los no Brasil, no próximo ano”, afirmou a ministra durante discurso na Índia.