Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
10 de novembro de 2025 17:03

Exclusivo: Nordeste supera França na produção de milho em 2023; veja o gráfico

Exclusivo: Nordeste supera França na produção de milho em 2023; veja o gráfico

Agricultura nordestina irá colher quase 1 milhão de toneladas de milho a mais que a França, que é líder na produção do grão na União Européia

O Brasil reforça sua posição de destaque como um dos maiores produtores mundiais de milho, com a região Nordeste desempenhando um papel crucial nesse cenário. Segundo dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a região Nordeste tem uma produção prevista de 11.996 milhões de toneladas para a safra 2022/2023. A produção nordestina ultrapassará a safra da França, que é líder na União Europeia, prevista para atingir 11 milhões de toneladas.

Foto: Agência Brasil

De acordo com estudos divulgados pela Embrapa, uma das razões para o sucesso na produção de milho na Região Nordeste é a técnica inovadora do consórcio de culturas. Essa abordagem consiste em plantar milho e outras culturas na mesma área, em diferentes períodos do ano. Além de aproveitar eficientemente o solo, essa técnica contribui para a melhoria da fertilidade e produtividade do solo.

Bahia, Piauí e Maranhão lideram o crescimento

Entre os estados nordestinos que mais contribuíram para o aumento significativo na produção de milho, destacam-se a Bahia, o Piauí e o Maranhão. A Bahia, em particular, registrou um salto notável em sua produção, passando de 3,37 milhões de toneladas na safra 2021/2022 para 4,10 milhões de toneladas na previsão de safra para 2022/2023. Essa conquista coloca o estado baiano em uma posição de destaque na produção agrícola do país.

Estados como Piauí e Maranhão também contribuíram significativamente para o aumento, com 2,83 milhões e 3,14 milhões de toneladas, respectivamente. Esses números evidenciam a diversificação de culturas e a adoção de práticas agrícolas modernas que impulsionam o crescimento sustentável da região.

Confira a participação de cada estado no gráfico interativo:

O Nordeste do Brasil continua a se destacar como uma potência agrícola, estabelecendo recordes na produção de milho e impulsionando a economia do país. Com a implementação de técnicas sustentáveis e o apoio da pesquisa científica, a região solidifica seu papel como um importante polo na indústria agrícola global.

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

aeroporto
Data centers
balança comercial
Rudrigo Araújo
Governo Piauí
Carreta da saúde
Dessal Ceará (1)
Ministério dos Transportes
leilões
Combustível

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }