Embora a grande ênfase da comunicação do governo da Paraíba nos primeiros cem dias de governo seja para as ações na área de saúde, os esforços para a atração de investimentos estão voltados para o turismo, em especial para o Polo Turístico Cabo Branco, em João Pessoa.
Trata-se de uma área de 654 hectares na capital paraibana, em uma região que conecta o mar ao Parque das Trilhas, maior área de mata atlântica em zona urbana do Brasil. A área inclui Centro de Convenções, resort, parque aquático e outros empreendimentos turísticos distribuídos em 35 lotes.
Para a ocupação dos lotes, a Companhia de Desenvolvimento da Paraíba administra incentivos locacionais de até 60%.
Projeto arquitetônico do Polo Turístico Cabo Branco, em João Pessoal. Foto: Divulgação.
Outra frente de investimento da Paraíba é o Parque Tecnológico Horizontes da Inovação. Localizado em prédio histórico de João Pessoa, o parque reúne startups que atuam nas áreas de educação, turismo e economia criativa, com incentivo de pesquisa e desenvolvimento (com recursos de R$ 150 mil por empresa selecionada via edital).
Outros estados, como Alagoas, têm optado por soluções semelhantes para apoiar o ecossistema empreendedor, em busca de uma economia que acelere a geração de empregos e ofereça menos impacto ambiental e, portanto, menos danos para a capacidade de atração turística.