Por F5 News – Sergipe
Em termos percentuais, houve uma leve redução da participação feminina no empreendedorismo brasileiro: no último trimestre de 2021 elas eram 34%, enquanto no mesmo período de 2019 – a melhor marca histórica –, representavam 34,8% do total. Os dados foram sistematizados em um estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnadc).
Apesar da queda percentual, o empreendedorismo feminino demonstrou recuperação no último semestre de 2021. O levantamento revela que, depois de um recuo no número de mulheres brasileiras à frente de empresas para 8,6 milhões no segundo trimestre de 2020, esse universo se ampliou para 10,1 milhões no quarto trimestre de 2021, alcançando o patamar do mesmo período de 2019, anterior à pandemia de covid-19.
O estudo do Sebrae detectou que também houve redução no universo de mulheres donas de negócios que contratavam empregados. No final de 2019, 1,3 milhão de delas se incluíam nesse perfil, o equivalente a 13,6% do total. No final do ano passado, esse número foi de 1,1 milhão de empresárias que contratavam empregados, um recuo para 11,4%.
Ainda conforme os dados levantados pelo Sebrae, 50% das proprietárias de negócios operam no setor de serviços, enquanto 21% estão no setor de construção. Em relação aos homens, 35% dos donos de negócios se concentram no setor de serviços, enquanto 21% estão no setor de construção.
Outro dado que o Sebrae apresentou no estudo se refere à proporção de mulheres empreendedoras chefes de domicílio, que aumentou. Em 2019, elas eram 47% e, no último trimestre de 2021, representaram 49% do total.
Por outro lado, diminuiu a participação das mulheres negras à frente dos negócios. Enquanto no último trimestre de 2019, antes da pandemia, elas eram 50,3% das donas de negócio, no último trimestre do ano passado, o universo caiu para 48,5%. Já as mulheres brancas passaram de 48,4% das donas de negócio para 49,9%.
O Sebrae também mostra que aumentou a escolaridade das mulheres empreendedoras em relação ao último trimestre de 2019. No mesmo período do ano passado, 68% delas tinham pelo menos o ensino médio. Entre os homens, essa proporção era de 54%. A variação entre os dois períodos foi de 11 pontos percentuais entre as mulheres e 4 pontos entre os homens.
A pesquisa mostrou ainda que aumentou a participação feminina nos setores de informação/comunicação e educação/saúde. Entre o quarto trimestre de 2019 e o mesmo período do ano passado, a presença das empreendedoras cresceu 3 e 4 pontos percentuais, respectivamente.