Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
24 de maio de 2024 19:04

Pesquisas revelam vínculo direto entre ações sustentáveis e sucesso empresarial

Pesquisas revelam vínculo direto entre ações sustentáveis e sucesso empresarial

Ações de responsabilidade social do Grupo Malwee geram resultados concretos em Maceió

A urgência de implementar ações de impacto social e ambiental nas empresas ganha destaque, não apenas como uma contribuição para a melhoria do planeta, mas também como uma estratégia eficaz para impulsionar os resultados financeiros. Levantamentos recentes evidenciam a estreita ligação entre governança ambiental, social e corporativa (ESG) e o sucesso econômico das organizações.

Instituto Malwee | Divulgação
Instituto Malwee | Divulgação

De acordo com a pesquisa “Vida Saudável e Sustentável 2022“, conduzida pelo Instituto Akatu e Globe Scan, 55% dos brasileiros expressam disposição para pagar mais por produtos ou marcas que adotam práticas mais sustentáveis.

Outro estudo, realizado pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) e divulgado em maio deste ano, revela que 95% dos brasileiros priorizam produtos e serviços de empresas engajadas em práticas sustentáveis.

Exemplos do Grupo Malwee

Um exemplo relevante é o do Grupo Malwee, um dos principais conglomerados da indústria da moda no Brasil, destacando-se pelo pioneirismo e atuação destacada em sustentabilidade. O grupo incorpora tecnologias inovadoras, desde o uso de matérias-primas mais sustentáveis até a preservação de 4,2 milhões de metros quadrados de área verde.

Em 2019, o Grupo Malwee estabeleceu o Instituto Malwee para consolidar suas ações socioambientais, concentrando esforços em ampliar seu impacto, especialmente em iniciativas ligadas à infância e meio ambiente.

Ações sociais concretas

Em Maceió, o Instituto Malwee, em parceria com o Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN), promove o Programa Nutrir, focado no combate à desnutrição e má alimentação infantil. O programa busca desenvolver tecnologias sociais replicáveis em todo o Brasil.

A segunda etapa do Programa Nutrir em Maceió demonstrou avanços expressivos, impactando positivamente o fortalecimento dos vínculos familiares e a promoção da saúde. O projeto beneficiou 189 crianças, realizando 226 consultas pediátricas e 130 atendimentos nutricionais em 2023.

programa nutrir |  Divulgação
Programa Nutrir | Divulgação

Entrevistada sobre os resultados, Diana Zerbini Martins, presidente do Instituto Malwee, destaca: “Esses números não são apenas estatísticas, são histórias de transformação, de vidas que estão sendo impactadas diretamente pelo nosso comprometimento com o empoderamento e educação alimentar das famílias.”

Promovendo Autocuidado e Desenvolvimento Familiar

O Programa Nutrir realiza oficinas de culinária e Educação Alimentar e Nutricional, fornecendo kits alimentícios ecológicos. Além de capacitar as famílias para o autocuidado, o programa promove práticas alimentares saudáveis e acessíveis.

Ao longo do ano, as famílias aprenderam receitas nutricionais saudáveis, recebendo kits para reproduzi-las em casa. O programa não se limita à alimentação, envolvendo as famílias em atividades de fortalecimento de vínculos e promovendo a compreensão de seus direitos básicos.

A iniciativa registrou avanços significativos na saúde preventiva das crianças, incluindo consultas pediátricas e integração com a rede de proteção social. Ana Paula Grotti Clemente, nutricionista responsável pelo projeto em Alagoas, destaca o impacto na redução da procura por serviços de emergência, evidenciando a abordagem proativa das famílias.

A terceira etapa, prevista para 2024, incluirá a continuidade das oficinas culinárias e o desenvolvimento de uma horta comunitária, reforçando o compromisso do Grupo Malwee com a sustentabilidade e o impacto social duradouro.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

Imagem do WhatsApp de 2024-05-24 à(s) 10.44
Galvanifertilizantespng
pina - recife
tijolos-ecologicos-
(Foto: Romain Dancre/Unsplash)
img13-1
Praia de Carneiros | Reprodução
WhatsApp Image 2024-05-17 at 14.23
Imagem aérea de bairro de Marechal Deodoro | Foto: Ricardo Ledo
i

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }