Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
10 de novembro de 2025 19:42

Pesquisas revelam vínculo direto entre ações sustentáveis e sucesso empresarial

Pesquisas revelam vínculo direto entre ações sustentáveis e sucesso empresarial

Ações de responsabilidade social do Grupo Malwee geram resultados concretos em Maceió

A urgência de implementar ações de impacto social e ambiental nas empresas ganha destaque, não apenas como uma contribuição para a melhoria do planeta, mas também como uma estratégia eficaz para impulsionar os resultados financeiros. Levantamentos recentes evidenciam a estreita ligação entre governança ambiental, social e corporativa (ESG) e o sucesso econômico das organizações.

Instituto Malwee | Divulgação
Instituto Malwee | Divulgação

De acordo com a pesquisa “Vida Saudável e Sustentável 2022“, conduzida pelo Instituto Akatu e Globe Scan, 55% dos brasileiros expressam disposição para pagar mais por produtos ou marcas que adotam práticas mais sustentáveis.

Outro estudo, realizado pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) e divulgado em maio deste ano, revela que 95% dos brasileiros priorizam produtos e serviços de empresas engajadas em práticas sustentáveis.

Exemplos do Grupo Malwee

Um exemplo relevante é o do Grupo Malwee, um dos principais conglomerados da indústria da moda no Brasil, destacando-se pelo pioneirismo e atuação destacada em sustentabilidade. O grupo incorpora tecnologias inovadoras, desde o uso de matérias-primas mais sustentáveis até a preservação de 4,2 milhões de metros quadrados de área verde.

Em 2019, o Grupo Malwee estabeleceu o Instituto Malwee para consolidar suas ações socioambientais, concentrando esforços em ampliar seu impacto, especialmente em iniciativas ligadas à infância e meio ambiente.

Ações sociais concretas

Em Maceió, o Instituto Malwee, em parceria com o Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN), promove o Programa Nutrir, focado no combate à desnutrição e má alimentação infantil. O programa busca desenvolver tecnologias sociais replicáveis em todo o Brasil.

A segunda etapa do Programa Nutrir em Maceió demonstrou avanços expressivos, impactando positivamente o fortalecimento dos vínculos familiares e a promoção da saúde. O projeto beneficiou 189 crianças, realizando 226 consultas pediátricas e 130 atendimentos nutricionais em 2023.

programa nutrir |  Divulgação
Programa Nutrir | Divulgação

Entrevistada sobre os resultados, Diana Zerbini Martins, presidente do Instituto Malwee, destaca: “Esses números não são apenas estatísticas, são histórias de transformação, de vidas que estão sendo impactadas diretamente pelo nosso comprometimento com o empoderamento e educação alimentar das famílias.”

Promovendo Autocuidado e Desenvolvimento Familiar

O Programa Nutrir realiza oficinas de culinária e Educação Alimentar e Nutricional, fornecendo kits alimentícios ecológicos. Além de capacitar as famílias para o autocuidado, o programa promove práticas alimentares saudáveis e acessíveis.

Ao longo do ano, as famílias aprenderam receitas nutricionais saudáveis, recebendo kits para reproduzi-las em casa. O programa não se limita à alimentação, envolvendo as famílias em atividades de fortalecimento de vínculos e promovendo a compreensão de seus direitos básicos.

A iniciativa registrou avanços significativos na saúde preventiva das crianças, incluindo consultas pediátricas e integração com a rede de proteção social. Ana Paula Grotti Clemente, nutricionista responsável pelo projeto em Alagoas, destaca o impacto na redução da procura por serviços de emergência, evidenciando a abordagem proativa das famílias.

A terceira etapa, prevista para 2024, incluirá a continuidade das oficinas culinárias e o desenvolvimento de uma horta comunitária, reforçando o compromisso do Grupo Malwee com a sustentabilidade e o impacto social duradouro.

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

aeroporto
Data centers
balança comercial
Rudrigo Araújo
Governo Piauí
Carreta da saúde
Dessal Ceará (1)
Ministério dos Transportes
leilões
Combustível

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }