Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
19 de junho de 2024 16:43

Piauí anuncia maior parque solar do Brasil para Produção de hidrogênio verde

Piauí anuncia maior parque solar do Brasil para Produção de hidrogênio verde

Memorando com Solatio para parque fotovoltaico e mobilização para Marco Legal impulsionam o estado como polo de energia renovável
Piauí anuncia instalação de planta fotovoltaica para hidrogênio verde
Piauí anuncia instalação de planta fotovoltaica para hidrogênio verde

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, assinou, nessa terça-feira (4), durante a Conferência Internacional de Energias Renováveis, realizada no Centro de Convenções de Teresina, um memorando de entendimentos com a empresa Solatio para a instalação do maior parque de energia solar do Brasil. Com capacidade de 4 gigawatts, a infraestrutura será instalada em Bom Princípio do Piauí e abastecerá a indústria de produção de amônia em Parnaíba, matéria-prima essencial para o hidrogênio verde. As obras estão previstas para iniciar em 2025, marcando a primeira etapa deste ambicioso projeto.

O governador Rafael Fonteles destaca que o empreendimento representa um avanço significativo no processo de industrialização da cadeia de produção de energias renováveis no Piauí. “Agora, a Solatio anuncia um parque solar de 4 gigawatts no Piauí para exatamente abastecer essa futura usina, indústria de hidrogênio verde. Este parque poderia ser em qualquer lugar do Brasil, mas vai ser boa parte dela feita no Piauí, gerando mais empregos, gerando mais oportunidade de desenvolvimento para o nosso estado”, afirmou Fonteles.

Piauí como Polo Nacional de Hidrogênio Verde

Além do memorando com a Solatio, o Piauí tem se posicionado como um potencial polo nacional para a produção de hidrogênio verde. O estado, que atualmente produz mais de cinco vezes a energia que consome, com uma matriz elétrica 100% limpa, está atraindo diversos investimentos e memorandos de entendimento com empresas europeias. A Green Energy Park, por exemplo, tem planos de iniciar um projeto de hidrogênio verde em Parnaíba em 2027, reforçando o compromisso do estado com a sustentabilidade energética.

Mobilização pelo Marco Legal do Hidrogênio Verde

Para garantir o avanço desses projetos, o governador Fonteles está mobilizando os governadores do Nordeste para pressionar o Congresso a acelerar a aprovação do Marco Legal do Hidrogênio Verde. Segundo Fonteles, a regulamentação é essencial para que o Brasil não perca investimentos para países como o Chile, que já possuem marcos legais estabelecidos. Durante a Conferência Internacional de Energias Renováveis, o senador Marcelo Castro (MDB-PI) também expressou otimismo quanto à aprovação do marco regulatório ainda neste semestre.

Investimentos e Impactos Econômicos

Os projetos de hidrogênio verde no Piauí, incluindo os empreendimentos da Solatio e da Green Energy Park, representam investimentos bilionários que podem chegar a 200 bilhões de reais até a próxima década. Estes projetos têm a expectativa de gerar cerca de 20.000 empregos diretos e uma capacidade de produção combinada de mais de 20 gigawatts (GW).

O Potencial do Hidrogênio Verde

O hidrogênio verde, produzido a partir da eletrólise da água usando energia de fontes renováveis, é visto como uma solução promissora para a descarbonização de diversos setores industriais e de transporte. O Brasil, com sua abundância de recursos naturais, está bem posicionado para liderar essa transição energética. Com o avanço dos projetos no Piauí e a aprovação do Marco Legal, o estado se consolida como um protagonista na produção de hidrogênio verde, atraindo investimentos significativos e contribuindo para a sustentabilidade global.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

braskem
Aldemir Freire, Diretor de Planejamento do BNB | Reprodução Linkedin
summit-mobilidade
investalagoas1
Cerimônia marcou a grande noite dos vencedores do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). Foto: Erivelton Viana.
Uma tela de computador exibindo um mapa do Brasil, um cacto representando o Nordeste e uma seta com indicadores econômicos em crescimento
Karine_Oliveira_Shark_Tank_Brasil_sony_da4a4753b7
Julio-VasconcelosJVC05434-Aprimorado-NR-scaled_p7420_cover_image_resized
Imagem gerada por inteligência artificial: (várias lojas populares, vendendo milho cozido, com bandeirinhas coloridas penduradas em cordões nas ruas, vários compradores e um grupo com uma pessoa tocando sanfona)
engie-696x428

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }