Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
22 de fevereiro de 2024 19:21

Piauí lidera em controle financeiro mensal, revela pesquisa da Serasa

Piauí lidera em controle financeiro mensal, revela pesquisa da Serasa

Nove em cada dez piauienses mantêm hábito regular, superando a média nacional

O Piauí assume a liderança no quesito controle financeiro mensal, revela pesquisa inédita realizada pela Serasa em parceria com a Opinion Box. O estudo, intitulado “Finanças Regionais: as diferenças na relação com o dinheiro entre os Estados do Brasil,” destaca que nove em cada dez piauienses fazem o controle de suas finanças regularmente, marcando um contraste significativo com a média nacional, onde apenas seis em cada dez brasileiros mantêm esse hábito.

Reprodução

A pesquisa, conduzida de forma online em todo o Brasil nos meses de agosto e setembro de 2023, envolveu 8.888 participantes e trouxe à tona dados sobre os hábitos de finanças pessoais em diferentes regiões do país.

No Piauí, impressionantes 89% dos entrevistados afirmaram controlar suas finanças mês a mês. São Paulo, Rio Grande do Sul e Goiás dividem a segunda posição, com 88%, enquanto Santa Catarina e Paraná seguem logo atrás, com 87%. Em contraste, a média nacional fica em 56%.

De acordo com os dados estaduais, os restantes 11% dos brasileiros que participaram da pesquisa afirmaram que controlam suas finanças com frequência, mas ocasionalmente esquecem ou pulam alguns meses. Já 18% organizam suas finanças esporadicamente ou apenas quando sentem necessidade, enquanto 15% dos entrevistados revelam não ter o costume de se preocupar com o assunto.

No que diz respeito aos métodos utilizados para o controle financeiro, anotações em papel lideram, sendo adotadas por 42% dos brasileiros. Em seguida, a verificação de faturas de cartão (33%) e o acompanhamento online de extrato bancário (29%) também se destacam. Planilhas (20%) e aplicativos de controle financeiro (12%) são métodos adicionais. Surpreendentemente, 10% dos entrevistados afirmaram que organizam seus gastos apenas utilizando a memória.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

B3
Maceió
IPVA Ceará
Lucas Araripe | Reprodução
sebrae
refinaria
Elétrico da BYD em exibição na Bahia | Reprodução
Paulo Raposo assume a Diretoria de E-Commerce da Carajás Home Center
Pesquisador da Universidade Federal de Viçosa mostra combustíveis produzidos a partir da Macaúba | Foto: Acelen
Carnaval de Olinda | Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }