Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
20 de abril de 2024 04:15

PIB per capita do Nordeste deve crescer mais do que o nacional até 2030, diz presidente do BNB

PIB per capita do Nordeste deve crescer mais do que o nacional até 2030, diz presidente do BNB

Presidente do Banco do Nordeste destaca potencial da região em evento promovido pelo Portal Metrópoles

No evento “Nordeste em Pauta: a importância da região para o desenvolvimento do país”, promovido pelo Portal Metrópoles em parceria com o Banco do Nordeste (BNB) e realizado nessa terça-feira(26), o presidente do BNB, Paulo Câmara, destacou que o PIB per capita da região Nordeste deve crescer mais de 50% até 2030, superando o índice nacional. 

Palco do Nordeste em Pauta | Foto: Metrópoles
Palco do Nordeste em Pauta | Foto: Metrópoles

O debate reuniu figuras-chave como a secretária nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (SDR/MIDR), Adriana Melo Alves, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, o diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do IPEA, Aristides Monteiro Neto, e Luiz Esteves, assessor especial da CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe).

Antes do início das discussões, a CEO do Metrópoles, Lilian Tahan, destacou dados relevantes sobre a economia nordestina, ressaltando que o PIB da região representou 13,6% do PIB brasileiro, em média, de 2002 a 2020. Essa participação atingiu seu ponto mais baixo em 2003, com 12,8%, mas registrou crescimento significativo a partir de 2014, alcançando 14,5% em 2017.

Em sua fala, Paulo Câmara enfatizou o papel do Banco do Nordeste no financiamento de políticas públicas e no apoio aos setores produtivos da região. Segundo ele, mais de 60% dos financiamentos são destinados a micro e pequenos empresários, e as ações da instituição são planejadas considerando as particularidades culturais e de bioma dos nove estados nordestinos.

Durante o debate mediado pela jornalista Vanessa Oliveira, os participantes discutiram questões como crescimento econômico, desenvolvimento social, seca e Reforma Tributária. Paulo Câmara destacou a implantação de políticas públicas prioritárias e a gestão diferenciada dos governos estaduais como fatores que impulsionam o crescimento econômico da região.

A governadora Fátima Bezerra ressaltou a importância do Consórcio Nordeste na articulação de soluções conjuntas e no fortalecimento do diálogo político regional. Ela também destacou o impacto positivo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no desenvolvimento regional, com investimentos em infraestrutura e energias renováveis.

Já a secretária Adriana Melo trouxe à discussão a necessidade de políticas públicas de inclusão e socioprodutivas para combater as desigualdades intrarregionais, especialmente nos estados mais carentes como Maranhão e Alagoas. Por sua vez, Aristides Monteiro ressaltou a melhora das políticas públicas na região e o potencial nordestino como produtor e exportador de energia renovável.

Luiz Esteves enfatizou o protagonismo do Nordeste nas discussões sobre transição climática e destacou o potencial da região para investimentos em energia renovável, posicionando-a como centro da solução climática.

Veja o debate na íntegra:

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

18042024 Lancamento Credito Desenvolve SECTI (EF) 0001
banco do nordeste
Prefeito-Bruno-Reis-1024x638
expoalagoas-2024
Energia solar grátis | Foto: reprodução
parque-shopping-maceio-expansao-06
donkey-head
56802_2024-04
Piauí deve alcançar uma boa taxa de vacinação bovina para conquistar aprovação internacional (Foto: Gov PI)
10042024 ApexBrasil Abertura (PF) -18

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }