Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
15 de junho de 2024 09:26

Primeira usina de hidrogênio verde do Ceará deve entrar em operação neste ano

Primeira usina de hidrogênio verde do Ceará deve entrar em operação neste ano

Segundo o governador Camilo Santana e secretário de desenvolvimento econômico, Maia Júnior, a EDP deverá iniciar operações com uma planta pequena para mensurar novos investimentos no futuro

 

 

Primeira usina de hidrogênio verde vai operar no território do Porto do Pecém. Foto: Fabiane de Paula

 

Por Samuel Quintela
Para Diário do Nordeste

O Ceará poderá ter a primeira usina de hidrogênio verde operando no território do Porto do Pecém ainda em 2022. A informação foi confirmada pelo governador Camilo Santana e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado, Maia Júnior, durante o evento de inauguração do novo berço de atracação do terminal.

Segundo Camilo, a EDP, umas das empresas a firmar acordos de entendimento para investimento para o novo hub de hidrogênio verde no Ceará deverá iniciar as operações com uma pequena usina de produção ainda neste ano, aproveitando para dimensionar os próximos passos do projeto.

O planta da EDP, no entanto, ainda não tem uma estimava de nível de produtividade. De acordo com o governador, a empresa ainda está trabalhando em estudos de viabilidade para mensurar os investimentos nos próximos anos.

“Nós estamos com 17 protocolos assinados com empresas internacionais e há um olhar especial pelas vantagens do Ceará, pela estrutura portuária, da ZPE e outras coisas, então nós acreditamos que o Ceará está na vanguarda, e fizemos uma parceria com a academia para pesquisa. Inclusive estamos com a perspectiva da primeira montagem de uma das usinas ainda em 2022 para que a gente possa dar sequência”, disse Camilo.

“É uma usina, até muita coisa ainda está sendo feita, com estudos para ver as melhores estratégias de produção e transporte”, completou.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

Cerimônia marcou a grande noite dos vencedores do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). Foto: Erivelton Viana.
Uma tela de computador exibindo um mapa do Brasil, um cacto representando o Nordeste e uma seta com indicadores econômicos em crescimento
Karine_Oliveira_Shark_Tank_Brasil_sony_da4a4753b7
Julio-VasconcelosJVC05434-Aprimorado-NR-scaled_p7420_cover_image_resized
Imagem gerada por inteligência artificial: (várias lojas populares, vendendo milho cozido, com bandeirinhas coloridas penduradas em cordões nas ruas, vários compradores e um grupo com uma pessoa tocando sanfona)
engie-696x428
citer-piaui-hidrogenio-verde-jpg
Captura de tela de 2024-06-06 07-29-18
produtos-importados-2
industriaRN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }