Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
10 de novembro de 2025 23:19

RN firma acordo e deve ser primeiro estado a produzir energia eólica no mar

RN firma acordo e deve ser primeiro estado a produzir energia eólica no mar

Projeto prevê instalação de 207 torres de energia eólica no mar entre Pedra Grande e São Bento do Norte

Por G1 RN

O Rio Grande do Norte pode se tornar em breve o primeiro estado do País a ter produção de energia eólica offshore (no mar). A governadora Fátima Bezerra assinou nesta segunda-feira (13) memorando de entendimento entre o governo e a Internacional Energias Renováveis (IER) com o objetivo de promover desenvolvimento e implantação de projetos de geração de energia eólica offshore e produção de hidrogênio verde.

Em 2020, a IER iniciou pesquisa relativa a projetos de energia eólica offshore, associado à geração de hidrogênio verde, no litoral Norte do RN. O Complexo Eólico Offshore Ventos Potiguar prevê instalação de cinco usinas com capacidade de 2,7 gigawatts, 207 geradores, no mar localizado entre os municípios de Pedra Grande e São Bento do Norte, distante 8 km da costa.

“Recentemente, o RN foi o estado que mais captou novos investimentos no leilão para geração de energias renováveis, agora estamos dando passos firmes para consolidar o primeiro parque de produção de energia no mar do Brasil”, falou a governadora. “O RN está na vanguarda do processo de geração de energia no país. Certamente, isso vai contribuir para ativar diversas cadeias produtivas e gerar trabalho, emprego e renda”, completou.

“A capacidade do Complexo Eólico Offshore Ventos Potiguar representa quase a metade dos 5,7 gigawatts que o estado produz hoje”.

Darlan Santos, diretor técnico do IER, ressaltou que o RN já é destaque no Brasil pela produção de energia renovável em terra. “Agora vai ser no mar. Este novo projeto tem estimativa de investimento para implantação de R$ 18 bilhões com geração de 5 mil empregos na execução, instalação de 207 torres geradoras em cinco usinas”, comentou.

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

aeroporto
Data centers
balança comercial
Rudrigo Araújo
Governo Piauí
Carreta da saúde
Dessal Ceará (1)
Ministério dos Transportes
leilões
Combustível

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }