Por Kamilla Abely
Nesta terça-feira (11), o mercado de óleo e gás em bacias terrestres virou tema de discussão em diversos painéis da Onshore Week 2023, evento voltado para empresas do setor, investidores e agentes públicos. O Sebrae-AL, que mediou o painel “Novas perspectivas para a cadeia produtiva onshore”, reforçou a discussão sobre os processos de inovação necessários na indústria de produção de petróleo e derivados para mobilizar a economia e os empreendedores locais.
O diretor-técnico do Sebrae Alagoas, Keylle Lima, destacou a importância desse mercado para a região durante a abertura do evento, mas reforçou que há desafios para aumentar a competitividade do setor. “O segmento de petróleo e gás já passou por altos e baixos em Alagoas. Perdemos espaço em um momento lá atrás para desenvolver toda cadeia produtiva, mas chegou a hora de aproveitar a retomada desse segmento para gerar desenvolvimento e geração de renda no estado”, avaliou.
O Sebrae-AL integra a governança de uma iniciativa nacional do Sistema S, conhecida como Polo de Referência de Óleo e Gás Onshore. Por meio desse projeto, busca promover uma rede de iniciativas a favor do desenvolvimento do setor, propondo ações com foco em inovação, tecnologia, mercado e ESG.
Para o consultor do Sebrae-AL, Antonio Batista, que participou da discussão do painel, alguns estados que possuem a cadeia de petróleo e gás onshore mais próspera atualmente são: Amazonas, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Bahia e Espírito Santo. “Nós temos empresas que hoje já estão fortemente na produção, outras que ainda estão na fase exploratória e esperamos que haja outras oportunidades novos para atores virem participar. É uma cadeia bem completa e diversificada que, ao chegar em uma região, consegue beneficiar desde a microempresa até as médias e grandes organizações. Na soma, toda população em volta da região produtora é impactada com bens e serviços que giram em torno da cadeia produtiva”, completou Antonio.
A Onshore Week 2023 é um evento realizado entre 11 e 13 de abril em Maceió. É promovido pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), com patrocínio master da Origem Energia e apoio institucional também do Sebrae-AL, entre outras instituições e empresas.