Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
1 de novembro de 2024 17:43

Seca começará mais cedo no Piauí

Seca começará mais cedo no Piauí

Apesar das fortes chuvas recentes em estados como Maranhão e Bahia, os alertas meteorológicos opostos agora são dirigidos para o Piauí. De acordo com o Centro de Previsão do Tempo  e Estudos Climáticos, órgão ligado ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o período de seca deve começar mais cedo no estado.

O volume de chuvas previsto para maio deve cair pela metade na comparação com abril. Isso indica aumento geral nas já elevadas temperaturas, perda da umidade do solo, redução na qualidade do ar e, principalmente, riscos de queimadas.

De acordo com o Monitor de Secas do Brasil, produzido pela Agência Nacional de Águas (ANA), em março já houve um pequeno aumento de seca no sul do estado, com a queda constante no volume pluviométrico nos últimos meses. O alerta é para os efeitos imediatos desse processo.

No curto prazo, há expectativa de perda em lavouras. Atualmente, 10 cidades do Piauí respondem por 80% da produção agrícola do estado, cuja cultura dominante é a soja, seguida pelo milho e pelo arroz (que registraram recordes positivos em 2022).

Mas agosto do ano passado, 41 municípios em situação de seca grave ou moderada foram considerados em estado de emergência pelo governo local. Este ano, o alerta é que esse quadro tende a ser antecipado, o que exigirá manejos específicos na agricultura e políticas urgentes desde já para reduzir o impacto da seca. Em 2020, 92% de todo o território piauiense chegou a ser qualificado como atingido pela seca, em diferentes graus, conforme as regiões.

Emergência climática afeta anualmente grande parte do estado. Foto: Reprodução.

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

Lançamentos da Telesil terão unidades disponíveis à venda com entrada parcelada em 60 vezes, zero ITBI e registro grátis | Foto: Divulgação
0eadb3f1-cf6f-4d63-abdc-7eb99d2c63fe
Engemat anunciou o lançamento do Villas de Lisboa, primeiro empreendimento do complexo Vilas Lusitanas, durante a Feira Minha Casa Própria | Angélica Reis
IMG_0965
Fiea
WhatsApp Image 2024-10-25 at 10.33
WhatsApp Image 2024-10-23 at 12.07
image_processing20210320-29999-f63nvk
restaurante
CBPM-e-Brazil-Iron-fecham-parceria-para-viabilizar0129209500202410191754-ScaleDownProportional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }