Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
26 de julho de 2024 23:45

Sergipe promete ter safra de milho recorde em 2023

Sergipe promete ter safra de milho recorde em 2023

Estado lidera em rendimento médio na região Nordeste, atingindo produtividade excepcional de 5.483 kg por hectare, impulsionando o crescimento geral da safra de grãos

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), recentemente publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 7 de dezembro, projeta um aumento significativo na safra de grãos em Sergipe neste ano, totalizando 1.028.554 toneladas, um incremento notável de 10,4% em relação ao ano anterior.

Sergipe terá safra recorde de milho em 2023 / Foto: Vieira Neto
Sergipe terá safra recorde de milho em 2023 / Foto: Vieira Neto

Destaca-se, pelo segundo ano consecutivo, o milho, que tem previsão para uma safra recorde, de 986.951 toneladas, representando um aumento de 11,2% em comparação com o ano passado e consolidando-se como a maior colheita desde 2009, conforme dados históricos do instituto.

A previsão para a área colhida de milho em 2023 é de 180.002 hectares, um aumento de 3,7% em relação ao ano anterior, apresentando o melhor desempenho desde 2010. O secretário de Estado da Agricultura, Zeca Ramos da Silva, destaca a estabilidade na média da área plantada e o crescimento consistente na produção e produtividade como indicativos do investimento dos produtores em tecnologia e assistência técnica.

Zeca da Silva ressalta que, apesar das chuvas irregulares, os dados de 2023 seriam ainda mais expressivos. “Na região de Carira, por exemplo, as chuvas atrasaram o plantio. No entanto, o resultado geral foi muito positivo, elevando a agropecuária sergipana ao posto de 4º maior produtor de milho, ficando atrás apenas de Bahia, Piauí e Maranhão, e líder em rendimento médio na região Nordeste, com uma produtividade de 5.483 kg/ha”, afirma o secretário.

Ele destaca vários fatores para o sucesso na produção de milho, como a introdução de boas práticas cultivares, a aplicação de alta tecnologia na mecanização, o uso de insumos adequados e o acesso ao crédito, especialmente por meio do Banese, que tem ampliado a oferta de crédito agrícola. Os preços atrativos tanto no mercado nacional quanto internacional, somados aos incentivos fiscais do Governo de Sergipe, que reduziu a alíquota do ICMS de 12% para 2% desde 2019, também são apontados como elementos significativos para o destaque do milho no agronegócio.

Quanto ao mercado internacional em 2023, Zeca da Silva destaca que Sergipe iniciou as exportações de milho, com cerca de 50% das 60 toneladas exportadas sendo originárias do estado.

Os municípios produtores de milho em Sergipe, segundo a Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), incluem Simão Dias, Carira, Frei Paulo, Nossa Senhora da Glória, Gararu e Feira Nova, com destaque para Simão Dias, que apresenta a maior produção e produtividade.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

Epinne EPB 2024 começa no Recife com mais de 400 participantes para debater as tendências e inovações do setor | Foto: Andrea Rego Barros
449098972_7437128199747826_1490114092045862294_n
Usina de etanol celulósico
Governador lança programa para fortalecer setor econômico | Foto: Agência Alagoas
Governador Paulo Dantas em visita ao novo empreendimento que gera emprego, renda e desenvolve o turismo na Barra de Santo Antônio | Foto: Agência Alagoas
Destinado a todas as mulheres empreendedoras da região | Foto: Reprodução
economia_nordeste_REPRODUCAO
WhatsApp-Image-2024-07-23-at-09.11.14
Artesanal Nordeste promove cursos, exposições e venda de materiais para artesanato | Foto: Reprodução
Quinta e última etapa do G20 Brasil se dará entre os dias 23 e 26 de julho, em Fortaleza (CE) | Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }