Segundo dados do Portal Gov.br, desde o ano 2000 o governo brasileiro tem buscado evoluir seus processos e a prestação de serviços públicos com o auxílio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). O Programa de Governo Eletrônico iniciou uma série de adaptações, inovações e desafios para a realização da melhoria da qualidade do serviço público.
O Brasil é o segundo país mais avançado do mundo em governo digital, atrás apenas da Coréia do Sul. A constatação é de uma análise feita pelo Banco Mundial no final de 2022, que avaliou o estágio de transformação digital do serviço público em 198 países.
Linha do tempo da transformação digital no Brasil
Em relação ao ranking de 2021, nosso país subiu cinco posições. A análise destaca que a oferta de serviços públicos na plataforma “gov.br” já conta com 140 milhões de usuários no Brasil (80% da população adulta), que utilizam um cadastro único para ter acesso a milhares de serviços digitais. Em 2020, esse número era de cerca de 90 milhões.
Mas para alcançar essa posição, o país precisou construir os alicerces da transformação digital nos serviços públicos.
Confira alguns marcos relevantes nesse processo que se iniciou 23 anos atrás, no ano 2000: