Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
10 de novembro de 2025 23:01

Setor de Serviços em Alagoas registra o maior aumento do país

Setor de Serviços em Alagoas registra o maior aumento do país

Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE divulgou relatório em setembro com dados de julho/21

Por Danielle Santoro
Para Investindo Por Aí

Alagoas vem se destacando em termos econômicos e sociais em todo o País. O equilíbrio fiscal e o ajuste das contas públicas vêm permitindo ao estado registrar bons índices, mesmo durante a pandemia. O Investindo Por Aí analisou os dados divulgados em setembro na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relativos a julho de 2021 e comparou o setor de serviços de Alagoas com o restante do país.

Em julho, o Volume de serviços em Alagoas cresceu 5,4%, frente ao mês anterior, na série com ajuste sazonal. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve crescimento de 40,7%. No acumulado no ano, com base em igual período do ano anterior, houve crescimento de 14,1%. Já o acumulado dos últimos 12 meses registrou aumento de 2,2%.

Comparado com o restante do País, Alagoas obteve um desempenho superior em quase todos os quesitos, tanto em Volume de Serviços quanto à Receita Nominal. O melhor desempenho de Alagoas no Volume de Serviços foi na Variação mensal baseada no mesmo mês do ano anterior. O Brasil registrou uma variação de 17,8%, e Alagoas, 40,7% como mostra o gráfico.

Já com relação à Receita Nominal de Serviços, em Alagoas registrou em julho um crescimento de 4,9% em relação a junho. Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve acréscimo de 35,0%. O acumulado no ano apontou crescimento de 13,0% e, nos últimos 12 meses, aumento de 2,1%. Na Receita Nominal de Serviços, o melhor resultado de Alagoas comparado ao Brasil também foi na Variação mensal baseada no mesmo mês do ano anterior, em que o Brasil registrou 21,5% de crescimento, e Alagoas, 35%, conforme o gráfico.

O volume de serviços no mês de julho cresceu em 15 das 27 unidades da federação frente ao mês anterior, na série com ajuste sazonal. O maior índice foi registrado por Alagoas (5,4%), seguido por Pernambuco (4,1%) e Rio Grande do Sul (3,4%). Por outro lado, as maiores variações negativas foram encontradas em Rondônia (-6,3%), Rio de Janeiro (- 4,4%) e Amapá (-3,8%).

 

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

aeroporto
Data centers
balança comercial
Rudrigo Araújo
Governo Piauí
Carreta da saúde
Dessal Ceará (1)
Ministério dos Transportes
leilões
Combustível

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }