No último episódio do Shark Tank Brasil, a empresa alagoana de impacto socioambiental, Amitis, conquistou um feito inédito para o estado. A startup, que visa combater a má distribuição de alimentos nos centros urbanos, recebeu um investimento significativo de R$ 250 mil, tornando-se a primeira empresa alagoana a participar e prosperar no renomado reality show de investimentos.
Criada em 2016 como um projeto por estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Amitis obteve autonomia financeira em 2020, transformando-se em uma empresa de sociedade limitada. Seu foco é a instalação de sistemas hidropônicos de baixo custo, gerando renda para pessoas vulneráveis, democratizando o acesso à alimentação saudável e aprimorando a distribuição de alimentos nos centros urbanos.
O episódio do Shark Tank Brasil, disponível no YouTube e com transmissão marcada para o dia 5 de dezembro na Sony Channel, revela o momento em que a CEO da Amitis, Liliane Vicente, conquistou o apoio de dois sharks renomados: Monique Evelle, especialista em negócios de impacto, e José Carlos Semenzato, referência em franquias. O investimento acordado foi de R$ 125 mil por 10% da empresa para cada shark, embora Liliane Vicente destaque que o acordo ainda está em negociação.
Liliane Vicente, aluna de administração da Ufal e CEO da Amitis, expressou a importância da participação da start-up no Shark Tank: “Foi uma grande alegria ser selecionada para participar do Shark Tank, pela grandiosidade do programa, ainda mais sendo a primeira empresa de Alagoas a conseguir esse feito. A satisfação de mostrar minha ideia para investidores tão experientes e obter êxito foi uma grande conquista, principalmente pela visibilidade que o reality trará para a Amitis.”
As sócias e irmãs, Lilian e Liliane Vicente dos Santos, planejam implementar as estratégias delineadas com o investimento recebido. A meta é impulsionar a receita da Amitis, permitindo que a empresa gere ainda mais impacto em sua missão de promover uma distribuição de alimentos mais equitativa e sustentável nos centros urbanos.