A partir de 1º de abril o Complexo Industrial e Portuário de Suape irá contar com uma novidade significativa no mercado de abastecimento de navios. A Dislub Equador passará a oferecer óleo bunker aos navios atracados em seus píeres e cais, proporcionando uma alternativa viável e eficiente para suprir suas necessidades de combustível marítimo. Com isso, a empresa torna-se pioneira a fornecer esse serviço no terminal pernambucano.
O anúncio foi feito nesta terça-feira(05) durante a Intermodal South America, evento de logística, comércio exterior e modais de carga realizado em São Paulo. A expectativa é de que a Dislub Equador movimente entre 35 mil e 40 mil toneladas mensais de óleo bunker, impulsionando ainda mais as atividades portuárias em Suape.
Vantagens logísticas
Anteriormente, somente os navios atracados no porto externo tinham acesso ao abastecimento de bunker, serviço antes monopolizado pela Petrobras. No entanto, a venda das refinarias da Petrobras para a iniciativa privada abriu espaço para novos players no mercado, impulsionando a entrada da Dislub Equador nesse segmento.
A operação de bunker da Dislub Equador em Suape não apenas diversifica as opções disponíveis para os navios, mas também traz benefícios econômicos significativos. Estima-se que atualmente apenas 25% dos navios que realizam rotas internacionais optam por abastecer no Brasil, trazendo seu próprio óleo. Com a nova operação em Suape, os navios terão a oportunidade de utilizar o espaço reservado ao combustível para transportar mais mercadorias, otimizando suas viagens e, consequentemente, reduzindo custos e aumentando a receita.
Infraestrutura
Para viabilizar essa operação, a Dislub contará com infraestrutura de armazenagem de combustível, utilizando quatro tanques com capacidade para 10 mil m³ cada, totalizando 40 mil m³. Além disso, a conclusão das obras de dragagem do canal de acesso de Suape possibilitará o abastecimento de navios em um porto de águas profundas, ampliando as possibilidades para os armadores.
“O potencial de marcado estimado pela Dislub é que 35 mil a 40 mil toneladas mensais de óleo bunker”, diz Leonardo Cerquinho, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Dislub, presente no evento.
Com sua forte atuação no segmento de combustíveis nas regiões Norte e Nordeste, a Dislub Equador recebeu aval dos órgãos reguladores para oferecer esse serviço inovador, que contribui para a competitividade e eficiência do terminal portuário.
O diretor-presidente do Porto de Suape, Marcio Guiot, destaca que o serviço de abastecimento de óleo combustível marítimo vai reforçar a posição de hub distribuidor de carga do terminal pernambucano no Nordeste e no país, criando ainda mais valor para os navios que demandam o complexo.