Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
19 de junho de 2024 17:18

Suape anuncia operação de óleo bunker, impulsionando eficiência portuária do Nordeste

Suape anuncia operação de óleo bunker, impulsionando eficiência portuária do Nordeste

Dislub Equador inaugura serviço de abastecimento no Complexo Industrial e Portuário de Suape, diversificando o mercado e reduzindo custos para navios

A partir de 1º de abril o Complexo Industrial e Portuário de Suape irá contar com uma novidade significativa no mercado de abastecimento de navios. A Dislub Equador passará a oferecer óleo bunker aos navios atracados em seus píeres e cais, proporcionando uma alternativa viável e eficiente para suprir suas necessidades de combustível marítimo. Com isso, a empresa torna-se pioneira a fornecer esse serviço no terminal pernambucano.

Navio atracando no Porto de Suape | Divulgação
Navio atracando no Porto de Suape | Divulgação

O anúncio foi feito nesta terça-feira(05) durante a Intermodal South America, evento de logística, comércio exterior e modais de carga realizado em São Paulo. A expectativa é de que a Dislub Equador movimente entre 35 mil e 40 mil toneladas mensais de óleo bunker, impulsionando ainda mais as atividades portuárias em Suape.

Vantagens logísticas

Anteriormente, somente os navios atracados no porto externo tinham acesso ao abastecimento de bunker, serviço antes monopolizado pela Petrobras. No entanto, a venda das refinarias da Petrobras para a iniciativa privada abriu espaço para novos players no mercado, impulsionando a entrada da Dislub Equador nesse segmento.

A operação de bunker da Dislub Equador em Suape não apenas diversifica as opções disponíveis para os navios, mas também traz benefícios econômicos significativos. Estima-se que atualmente apenas 25% dos navios que realizam rotas internacionais optam por abastecer no Brasil, trazendo seu próprio óleo. Com a nova operação em Suape, os navios terão a oportunidade de utilizar o espaço reservado ao combustível para transportar mais mercadorias, otimizando suas viagens e, consequentemente, reduzindo custos e aumentando a receita.

Infraestrutura

Para viabilizar essa operação, a Dislub contará com infraestrutura de armazenagem de combustível, utilizando quatro tanques com capacidade para 10 mil m³ cada, totalizando 40 mil m³. Além disso, a conclusão das obras de dragagem do canal de acesso de Suape possibilitará o abastecimento de navios em um porto de águas profundas, ampliando as possibilidades para os armadores.

“O potencial de marcado estimado pela Dislub é que 35 mil a 40 mil toneladas mensais de óleo bunker”, diz Leonardo Cerquinho, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Dislub, presente no evento.

Com sua forte atuação no segmento de combustíveis nas regiões Norte e Nordeste, a Dislub Equador recebeu aval dos órgãos reguladores para oferecer esse serviço inovador, que contribui para a competitividade e eficiência do terminal portuário.

O diretor-presidente do Porto de Suape, Marcio Guiot, destaca que o serviço de abastecimento de óleo combustível marítimo vai reforçar a posição de hub distribuidor de carga do terminal pernambucano no Nordeste e no país, criando ainda mais valor para os navios que demandam o complexo.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

braskem
Aldemir Freire, Diretor de Planejamento do BNB | Reprodução Linkedin
summit-mobilidade
investalagoas1
Cerimônia marcou a grande noite dos vencedores do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). Foto: Erivelton Viana.
Uma tela de computador exibindo um mapa do Brasil, um cacto representando o Nordeste e uma seta com indicadores econômicos em crescimento
Karine_Oliveira_Shark_Tank_Brasil_sony_da4a4753b7
Julio-VasconcelosJVC05434-Aprimorado-NR-scaled_p7420_cover_image_resized
Imagem gerada por inteligência artificial: (várias lojas populares, vendendo milho cozido, com bandeirinhas coloridas penduradas em cordões nas ruas, vários compradores e um grupo com uma pessoa tocando sanfona)
engie-696x428

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }