Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
10 de novembro de 2025 16:52

Tecnologia e trabalho: Alagoas abre 200 vagas de emprego para jovens profissionais da área

Tecnologia e trabalho: Alagoas abre 200 vagas de emprego para jovens profissionais da área

Lançamento da segunda rodada do OxeTech Work aconteceu no Centro de Inovação do Jaraguá; Edital já está disponível para consulta;
Alunos do Instituto Federal de Alagoas – Campus Marechal Deodoro expondo seus projetos. Foto: Tallyta Marques.

Por Kamilla Abely

Buscando promover a empregabilidade de jovens e fortalecer o mercado de tecnologia do estado, o Governo de Alagoas lançou a segunda etapa do Programa OxeTech Work, que contempla a abertura de 200 novas vagas de emprego na área. O edital já está disponível para consulta e os interessados podem acessar através do site oxetech.al.gov.br. 

As vagas são para qualquer jovem que tenha afinidade com a área, seja para quem possua alguma formação (graduação, pós-graduação) ou não esteja cursando nenhum curso relacionado à tecnologia. Empresas como Senai, City, Doity, Handtalk, Timmy estão participando para fazer contratações. 

Público jovem presente no evento que ocorreu no Centro de Convenções do Jaraguá. Foto: Tallyta Marques.

Para promover a formação nos diversos cursos ofertados pelo OxeTech, o governo paga seis meses de salário do profissional, no valor de R$ 1.500,00. A empresa contratante assume o pagamento apenas a partir do sétimo mês, podendo realizar a efetivação desse colaborador. O programa conta com sete laboratórios onde estão desenvolvidos cursos de programação. A formação é realizada nas modalidades on-line e presencial.

O secretário estadual da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) de Alagoas, Silvio Bulhões, enfatizou que o programa beneficia tanto os estudantes e profissionais quanto as próprias empresas do segmento. “O OxeTech Work também gera oportunidade para as empresas contratarem os profissionais que estão sendo formados. Então nós aproximamos quem está querendo aprender e oferecemos a oportunidade no mercado de trabalho, com qualificação na prática, contando com o suporte técnico da Secretaria e conhecendo o dia a dia de uma empresa de tecnologia”, destacou Silvio.

O governador do estado, Paulo Dantas, também ressaltou a importância do projeto. “O OxeTech é extremamente democrático e inovador, dando oportunidade de inclusão no mercado de trabalho para nossos alunos e profissionais da área de tecnologia”. 

Entre as iniciativas de promoção do empreendedorismo tecnológico no estado, Dantas aproveitou o lançamento do OxeTech para informar que o Executivo enviou à Assembleia Legislativa o novo Projeto de Lei de Incentivo à área de Ciência, Tecnologia e Inovação em Alagoas. 

“A lei em vigor é de 2009 e, portanto, antiga frente ao avanço rápido da tecnologia. Nosso projeto oferece um novo marco legal, acompanhando a inovação de startups e permitindo que o estado crie artifícios para desenvolver ainda mais esse ecossistema de inovação”, destacou o secretário da Secti.

 

Oportunidade

Durante o evento, alguns estudantes aproveitaram para trazer seus projetos desenvolvidos em sala de aula. Esse foi o caso da aluna do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Laura Germano, 18 anos, que dentro do curso técnico de Meio Ambiente também uniu a programação para montar um projeto dentro do campus Marechal Deodoro. A iniciativa  foi destaque em 2022 entre os campeões do edital do Poder Judiciário de Marechal Deodoro. 

“Tive a ideia de construí-lo quando a cidade de Marechal Deodoro foi atingida pela cheia e vi a oportunidade de ajudar as pessoas diretamente afetadas”, conta Laura. O projeto consiste em um aplicativo que coleta os dados sobre o aumento do nível da lagoa e os disponibiliza para o IFAL e para as prefeituras vizinhas. Com os alertas, as pessoas das cidades ribeirinhas podem ser avisadas acerca do risco e podem ser retiradas das áreas afetadas, antes que aconteça uma tragédia natural;

Na foto, Laura e seus colegas de turma durante o evento de lançamento. Foto: Tallyta Marques.

Já os graduandos em Ciência da Computação, Pedro Henrique (19) e Paulo Vieira (19), também do IFAL, aproveitaram o evento para conectar-se com pessoas e empresas do setor, em busca de oportunidades de estágio.

“Vimos que havia novas oportunidades. Estou cursando o segundo período do curso e buscando minha primeira experiência na área como desenvolvedor web”, afirmou Pedro. 

 

Sobre o programa

O Oxetech Work é coordenado pela Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação e já formou mais de 500 jovens em Alagoas. A plataforma OxeTech foi desenvolvida por meio de uma parceria entre o Governo de Alagoas, por intermédio da Secti, e o Laboratório de Computação Científica e Análise Numérica (LaCCA), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O programa é executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

 

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

aeroporto
Data centers
balança comercial
Rudrigo Araújo
Governo Piauí
Carreta da saúde
Dessal Ceará (1)
Ministério dos Transportes
leilões
Combustível

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }