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29 de fevereiro de 2024 07:23

Transnordestina expande infraestrutura ferroviária rumo ao Porto do Pecém

Transnordestina expande infraestrutura ferroviária rumo ao Porto do Pecém

Contrato assinado para os lotes 4 e 5 impulsiona conectividade e gera empregos na região

O contrato para as obras de infraestrutura dos lotes 4 e 5 da ferrovia Transnordestina, entre os municípios de Acopiara e Quixeramobim, foi oficialmente assinado nesta terça-feira (24) com a empresa cearense Marquise. A extensão total desses lotes abrange 101 km, contribuindo para a expansão da malha ferroviária e fortalecendo a conectividade em direção ao Porto do Pecém. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está supervisionando e fiscalizando todas as fases desse projeto estratégico, vital para o desenvolvimento logístico do Nordeste e do Brasil.

A iniciativa, além de incrementar a malha ferroviária, promete um impacto econômico significativo na região. Com a criação de 1,3 mil empregos diretos, o projeto dobrará o efetivo atual, impulsionando o desenvolvimento das comunidades envolvidas. Embora 70% da fase 1 do projeto já esteja concluída, a conexão do sertão do Piauí, a partir da cidade de Eliseu Martins até o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CE) é crucial para a conclusão da fase 1.

Esta etapa está programada para finalizar até 2027, sendo fundamental para o início das operações da ferrovia, que terá uma extensão total de 1.206 km. A fase 2, conforme o cronograma aprovado, deverá ser concluída até 2029.

Transnordestina | Reprodução

No contexto cearense, a Transnordestina planeja operar três terminais de carga, incluindo a bacia leiteira e pequenos e médios agricultores locais. A localização de um terminal voltado para grãos já está definida entre Iguatu e Quixadá, enquanto os outros dois, destinados a combustíveis e fertilizantes, serão determinados posteriormente.

É relevante destacar o apoio integral do Governo Federal, dos governos do Ceará e do Piauí, assim como das bancadas no Senado Federal e na Câmara dos Deputados, tanto para a liberação de recursos quanto para a constituição do novo funding para a conclusão do projeto. Diversos órgãos, incluindo o Ministério dos Transportes, Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, Casa Civil, Tribunal de Contas da União (TCU) e ANTT, estão envolvidos nas discussões, oferecendo todo apoio necessário para a concretização e finalização do acordo.

Transnordestina avança no Ceará e amplia mais 101 km de sua rede em direção ao Porto do Pecém

Os lotes 4 e 5 contam com investimento de aproximadamente R$ 1 bilhão. A perspectiva é que sejam criados cerca de 1.300 postos de trabalho diretos e 2.500 indiretos nas cidades da construção.

Caminho para o desenvolvimento

Parte do Novo PAC, a ferrovia tem ao todo 1.206 km de extensão em linha principal, atravessando 53 municípios em três estados (Piauí, Ceará e Pernambuco), ligando Eliseu Martins (PI) ao Porto do Pecém (CE), na Região Metropolitana de Fortaleza, passando por Salgueiro (PE). O objetivo é transformar o Nordeste em polo exportador de minério de ferro e conectar, por trilhos, o sertão e o mar. A fase 1 do empreendimento já alcançou 70% de execução.

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, destacou que o empreendimento representa a transformação da economia do Nordeste, principalmente nos sertões. “Nós temos um prognóstico de que vamos dobrar o volume de cargas no Porto do Pecém, e vamos ajudar muito várias cadeias produtivas no interior do Ceará. Com a Transnordestina vai vir milho e soja para os produtores de leite, de suíno, de aves. A Transnordestina cruza o sertão, entrando pelo Cariri, passando pelo Sertão Central e Maciço de Baturité, até chegar ao Porto do Pecém. Nosso polo calçadista também vai poder exportar”, afirmou.

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