Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
17 de abril de 2025 13:00

Transnordestina expande infraestrutura ferroviária rumo ao Porto do Pecém

Transnordestina expande infraestrutura ferroviária rumo ao Porto do Pecém

Contrato assinado para os lotes 4 e 5 impulsiona conectividade e gera empregos na região

O contrato para as obras de infraestrutura dos lotes 4 e 5 da ferrovia Transnordestina, entre os municípios de Acopiara e Quixeramobim, foi oficialmente assinado nesta terça-feira (24) com a empresa cearense Marquise. A extensão total desses lotes abrange 101 km, contribuindo para a expansão da malha ferroviária e fortalecendo a conectividade em direção ao Porto do Pecém. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está supervisionando e fiscalizando todas as fases desse projeto estratégico, vital para o desenvolvimento logístico do Nordeste e do Brasil.

A iniciativa, além de incrementar a malha ferroviária, promete um impacto econômico significativo na região. Com a criação de 1,3 mil empregos diretos, o projeto dobrará o efetivo atual, impulsionando o desenvolvimento das comunidades envolvidas. Embora 70% da fase 1 do projeto já esteja concluída, a conexão do sertão do Piauí, a partir da cidade de Eliseu Martins até o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CE) é crucial para a conclusão da fase 1.

Esta etapa está programada para finalizar até 2027, sendo fundamental para o início das operações da ferrovia, que terá uma extensão total de 1.206 km. A fase 2, conforme o cronograma aprovado, deverá ser concluída até 2029.

Transnordestina | Reprodução

No contexto cearense, a Transnordestina planeja operar três terminais de carga, incluindo a bacia leiteira e pequenos e médios agricultores locais. A localização de um terminal voltado para grãos já está definida entre Iguatu e Quixadá, enquanto os outros dois, destinados a combustíveis e fertilizantes, serão determinados posteriormente.

É relevante destacar o apoio integral do Governo Federal, dos governos do Ceará e do Piauí, assim como das bancadas no Senado Federal e na Câmara dos Deputados, tanto para a liberação de recursos quanto para a constituição do novo funding para a conclusão do projeto. Diversos órgãos, incluindo o Ministério dos Transportes, Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, Casa Civil, Tribunal de Contas da União (TCU) e ANTT, estão envolvidos nas discussões, oferecendo todo apoio necessário para a concretização e finalização do acordo.

Transnordestina avança no Ceará e amplia mais 101 km de sua rede em direção ao Porto do Pecém

Os lotes 4 e 5 contam com investimento de aproximadamente R$ 1 bilhão. A perspectiva é que sejam criados cerca de 1.300 postos de trabalho diretos e 2.500 indiretos nas cidades da construção.

Caminho para o desenvolvimento

Parte do Novo PAC, a ferrovia tem ao todo 1.206 km de extensão em linha principal, atravessando 53 municípios em três estados (Piauí, Ceará e Pernambuco), ligando Eliseu Martins (PI) ao Porto do Pecém (CE), na Região Metropolitana de Fortaleza, passando por Salgueiro (PE). O objetivo é transformar o Nordeste em polo exportador de minério de ferro e conectar, por trilhos, o sertão e o mar. A fase 1 do empreendimento já alcançou 70% de execução.

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, destacou que o empreendimento representa a transformação da economia do Nordeste, principalmente nos sertões. “Nós temos um prognóstico de que vamos dobrar o volume de cargas no Porto do Pecém, e vamos ajudar muito várias cadeias produtivas no interior do Ceará. Com a Transnordestina vai vir milho e soja para os produtores de leite, de suíno, de aves. A Transnordestina cruza o sertão, entrando pelo Cariri, passando pelo Sertão Central e Maciço de Baturité, até chegar ao Porto do Pecém. Nosso polo calçadista também vai poder exportar”, afirmou.

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

centro histórico
Cacau show
mobilidade urbana
Consórcio Nordeste
laranja
Fempur
Porto de Itaqui
trator-john-deeere
Barragem de oitica
Imobi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }