O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu início, nesta quinta-feira (18), a uma série de viagens pelo Nordeste, mais especificamente para os 3 maiores estados da região: Bahia, Pernambuco e Ceará. Embora a programação das visitas seja bastante diversificada, a expectativa é que o presidente anuncie avanços importantes para a economia nordestina.
O ponto de partida do presidente foi Salvador, onde firmou um acordo de parceria com o Centro Tecnológico Aeroespacial da Bahia. O estado se destaca ao consolidar um pacto para a instalação de uma base aeroespacial, inserindo o país em um universo de oportunidades que envolvem bilhões de dólares. Essa iniciativa inédita fortalece as perspectivas de avanços estratégicos com potencial repercussão internacional. Na Bahia, Lula também está programado para inaugurar a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Paulo Afonso.
A agenda inclui ainda uma visita à refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca, Pernambuco. A Petrobras realizará investimentos significativos na refinaria, promovendo melhorias substanciais nas perspectivas econômicas do estado. A previsão do investimento é de US$ 1,5 bilhão (R$ 7,5 bilhões) até 2027, adicionando a capacidade de refino de mais 130 mil barris por dia.
Na sexta-feira, Lula deverá participar da cerimônia de troca do Comando Militar do Nordeste, em Recife (PE), antes de seguir para o Ceará. Embora o cronograma completo da viagem ainda esteja em elaboração, já foram identificadas diversas obras estratégicas que podem contar com a atenção do presidente. Entre elas, projetos cruciais para a segurança hídrica, concentrados principalmente no Nordeste.
Além disso, estão previstas intervenções em obras de infraestrutura rodoviária, hospitais, unidades de saúde e escolas.