Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
11 de novembro de 2025 00:08

Alagoas alcança bons índices de produção agrícola para grãos e cana

Alagoas alcança bons índices de produção agrícola para grãos e cana

Secretária de Agricultura e Pecuária de Alagoas aponta os caminhos para o fortalecimento do setor no estado

A agricultura em Alagoas tem alcançado bons índices de produção e área plantada, em grande parte devido aos investimentos dos próprios produtores rurais, mas também com a contribuição do Governo de Alagoas, que reconhece a importância de fortalecer a produção agrícola, um setor vital para impulsionar a economia e gerar emprego e renda para a população.

No início de setembro, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou um levantamento que apontou um crescimento de 120% na produção de grãos de Alagoas para o período 2022/2023 em relação à safra anterior. Isso abrange diversas culturas, como arroz, feijão, milho e soja, refletindo um progresso considerável na produtividade agrícola do estado. A produção de grãos aumentou de 80,4 mil toneladas para 177,6 mil toneladas, demonstrando um avanço significativo na capacidade agrícola e eficiência das práticas de cultivo, especialmente no cultivo de milho.

Carla Dantas – Secretária de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas | Foto: reprodução

Esse aumento na produção é resultado do crescimento tanto da área plantada quanto da produtividade, indicando um avanço expressivo na projeção de produção de grãos em Alagoas. Essa melhoria sugere uma adoção mais ampla e eficiente de práticas agrícolas relacionadas ao milho, além de condições climáticas favoráveis, o que resultou em um aumento considerável na produção.

Os investimentos na assistência técnica e gerencial das propriedades, aliados aos avanços tecnológicos e cultivos de alta qualidade, são fundamentais para que os produtores rurais alcancem níveis elevados de produtividade. O Governo de Alagoas também desempenha um papel importante, oferecendo incentivos à produção, com uma baixa carga tributária de apenas 2% nas operações relacionadas ao milho. Essa política contribui para o desenvolvimento econômico e produtivo do estado.

Atuação da Emater e crescimento da produtividade no campo

A atuação da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) da Emater Alagoas é muito relevante quando se trata da produtividade dos agricultores familiares, que cultivam grãos em conjunto com outras culturas. Em 2023, o programa Planta Alagoas, responsável pela distribuição de sementes de milho, feijão, sorgo e arroz, entregou mais de 1.600 toneladas dessas sementes a mais de 60 mil agricultores, incluindo indígenas, quilombolas, acampados e assentados da reforma agrária.

No âmbito regional, os registros também indicam um aumento na produção de grãos. O Levantamento da Safra de Grãos da Conab apontou um crescimento estimado de 10,8% na produção total da região Nordeste, passando de 27 milhões para 29,9 milhões de toneladas em comparação com a safra anterior.

Produtividade do setor sucroenergético

Além dos grãos, o setor sucroenergético, um dos pilares da economia de Alagoas, também registrou aumento na produção. A manutenção dessa cadeia produtiva é fundamental, uma vez que gera mais de 60 mil empregos, desde o campo até as indústrias, na produção de açúcar, etanol e energia elétrica.

Colheita mecanizada de cana-de-açúcar | Foto: Agência Brasil

Ao compararmos as duas últimas safras de cana (2021/2022 e 2022/2023), observamos um crescimento na quantidade de cana moída (14,5%), açúcar (8,7%) e etanol (8,7%)  produzidos pelas indústrias do setor, conforme dados do Boletim do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool do Estado de Alagoas (Sindaçúcar-AL). No contexto regional, também houve um aumento de 14% na produção do setor no Nordeste, de acordo com informações da Conab.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) estima um crescimento significativo na produção de etanol hidratado a partir do milho, prevendo 1,3 mil litros na safra 2022/23 e 30 mil litros na safra 2023/24 para o Nordeste, o que representa um aumento impressionante de 2.207,7%. O investimento recente na produção de etanol anidro de milho pela Usina Pindorama em Alagoas tem o potencial de impulsionar o desenvolvimento agrícola do estado, incentivando o aumento da área plantada de milho e, consequentemente, o crescimento na produção de grãos.

Nossa meta é continuar promovendo o crescimento desse setor para assegurar que Alagoas tenha produtos competitivos no mercado nacional. O estado já oferece benefícios de ICMS para o setor sucroenergético, além da venda direta de etanol das usinas aos postos revendedores de combustíveis. Essas medidas beneficiam toda a cadeia produtiva, promovem a competitividade e, o mais importante, contribuem para a geração e a manutenção de empregos em todos os cantos do estado.

* Carla Dantas é Secretária de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

aeroporto
Data centers
balança comercial
Rudrigo Araújo
Governo Piauí
Carreta da saúde
Dessal Ceará (1)
Ministério dos Transportes
leilões
Combustível

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }