A região Nordeste deve produzir 27,3 milhões de toneladas de grãos até o final de 2023, uma produção 7,4% maior do que a registrada no ano passado. É o que revela o informe macroeconômico divulgado esta semana pelo Banco do Nordeste.
O relatório destaca que os principais estados responsáveis por essa expectativa de alta na produção graneleira são: Alagoas, com 122,8% de crescimento, seguido pela Paraíba, com aumento de 56,4%, Piauí com 11,6% e o estado do Maranhão, que deverá crescer a produção de grãos em 8,7% na comparação com o ano passado.
Segundo a Secretaria de Agricultura do estado de Alagoas (Seagri/AL), a expectativa do estado em mais que dobrar sua produção de grãos reflete um progresso considerável na capacidade agrícola e na eficiência das práticas de cultivo em Alagoas.
“Tivemos um aumento na área plantada, bem como, aumento da produtividade, traduzindo o crescimento expressivo na projeção de produção de grãos no Estado. Isso sugere uma maior adoção e eficiência nas práticas agrícolas relacionadas ao milho, além de uma condição climática mais favorável, resultando em um aumento significativo na produção”, afirmou a Seagri por meio de nota.
Ainda de acordo com a pasta, há também uma forte participação do Governo de Alagoas na previsão positiva. “A carga tributária nas operações com milho é de apenas 2%. Isso ajuda no desenvolvimento econômico e produtivo do estado”, conclui a nota.
Maiores produtores de grãos
O estado da Bahia lidera como o maior produtor regional de grãos, com participação de 44,5% no mercado, seguido por Piauí e Maranhão. Juntos os três estados representam mais de 92% da produção regional prevista para a safra deste ano.
Os dois principais grãos produzidos na região são a soja e o milho, com uma produção esperada de 14,6 e 10,1 milhões de toneladas cada. As duas culturas juntas, representam mais de 91% do total de grãos produzidos em toda região nordeste e correspondem por 76,9% da área plantada, sendo 33,1% da área destinada ao plantio de milho e 43,8% para o plantio de soja.
*Estudante de jornalismo, sob supervisão da editoria